
Festival internacional de cinema chega à terceira edição com exibições de filmes, oficinas, palestras e experiências imersivas no litoral maranhense. Serão selecionados mais de 30 filmes de diversos gêneros e países. MA Beach Film Festival promove diálogo entre cinema, ciência e fé em Tutóia
Divulgação/Ágape Filmes
Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para o MA Beach Film Festival, evento internacional de cinema que será realizado entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro na cidade de Tutóia, no litoral do Maranhão.
Serão selecionados mais de 30 filmes de diversos gêneros e países, com premiações em diferentes categorias.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A edição deste ano terá como tema “O cinema e a criação do mundo de uma perspectiva bíblica e científica”, com a parceria de festivais da Argentina e Portugal. A programação inclui mostras competitivas, sessões especiais, oficinas, palestras e experiências culturais ao ar livre.
“A proposta é misturar fé, ciência, e arte para entender melhor quem somos, de onde viemos e o que nos move”, disse o diretor do festival, Kaú Carvalho.
A terceira edição do festival vai reunir profissionais e entusiastas do audiovisual para discutir, através da arte, os diferentes modos de pensar a origem do universo, misturando ciência, fé e filosofia. Além de exibir filmes de curta e longa-metragem, animações e produções experimentais, o evento contará com atividades formativas e ações culturais voltadas para a comunidade local e visitantes.
O festival acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais em Tutóia e conteúdos disponíveis online pelo site.
Clique aqui e acesse o site e o regulamento
O município, conhecido por sua localização estratégica entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, oferece cenários naturais propícios tanto para produções cinematográficas quanto para vivências educativas.
Programação 🎬
Mostras Competitivas
Little Beach: curtas-metragens brasileiros e internacionais
Ocean Beach: longas-metragens brasileiros e internacionais
Anima Beach: animações brasileiras
Relógio de Areia: vídeo-minuto produzido por moradores de Tutóia
Dunas de Sal: curtas da região
Sessões Especiais
Anima Beach: filmes de animação brasileiros da mostra competitiva e internacionais convidados serão exibidos ao ar livre, na Praça São Pedro, com distribuição de pipoca e refrigerante durante a sessão.
Pão e Vinho: filmes internacionais convidados, em parceria com o Do Pão Film Festival, de Albergaria a Velha – Portugal.
Experiências
Arqueoastronomia e astrofotografia: Produção de relógios solares com rochas para entender os pontos cardeais e como os povos tradicionais sabiam o início das estações apenas usando megálitos (pedras alinhadas com os astros). Composições da pedra de ingá com o céu noturno serão resultado da experiência em astrofotografia.
O chamado de Abraão: a fé que une os povos: Uma roda de contação de história à noite, ao ar livre, sobre o plano de redenção da humanidade a partir da história de Abraão.
Espetáculo “Por que estamos aqui?”: teatro dividido em duas partes que propõe reflexões sobre a criação do mundo
Painéis e Oficinas
Entre as atividades formativas, estão confirmadas palestras sobre astronomia, história da ciência, mercado audiovisual e distribuição de filmes cristãos. Também haverá oficinas de atuação, roteiro, fotografia para cinema e elaboração de orçamentos para produções independentes.
Destaques incluem a palestra “Modelos de universo: de Aristóteles ao Big Bang”, com a física Júlia Marques, e o painel “Das cavernas ao espaço”, com o astrônomo Felipe Sérvulo. As oficinas serão ministradas por profissionais como o ator Kaú Carvalho, a cineasta Milena Carvalho e a consultora financeira Wilnete Carvalho.
Inscrições
As inscrições de filmes seguem até o dia 25 de maio no site do festival, que também reúne a programação completa e canais de contato com a organização.
Veja também:
Confira as novidades do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro