
O grupo de dança “Flores dos Ipês”, da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi selecionado para participar do 42° Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo. O resultado foi divulgado nessa terça-feira, 13, no site do evento (https://festivaldedancadejoinville.com.br/resultados-selecao/).
No festival, que acontece entre os dias 21 de julho e 2 de agosto, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, Santa Catarina, o grupo apresentará a coreografia “Viva la Vida”, uma dança livre no estilo flamenco, que captura a essência da força e da sensualidade do homem e da mulher.

“Com movimentos marcantes e emocionantes, a coreografia reflete a energia vibrante e a paixão pela vida, que caracteriza os integrantes do grupo. Inspirada nos ritmos e nas tradições do flamenco, a apresentação traz uma narrativa visual que conecta o público à resiliência, à beleza e à essência da maturidade”, destacou a professora e coreógrafa do grupo, Roseany Calazans.
Roseany também falou da emoção em participar do maior festival de dança do mundo. “Estamos muito felizes. É uma conquista coletiva e que demonstra que não há barreiras físicas e de idade quando colocamos nossos sonhos em ação. Com certeza, faremos uma bela apresentação no festival e queremos muito voltar com a vitória”.

A emoção também é compartilhada pelos integrantes do grupo, como relata a acadêmica Aristeia Dias Rodrigues. “Ser selecionada para o maior festival de dança do mundo é uma alegria imensa. A gente só tem gratidão a Deus por essa oportunidade tão especial. Nunca imaginei, aos 64 anos, estar nesse lugar, me apresentando como dançarina em um festival desse porte. Para nós, da UMA, é uma conquista coletiva. A dança trouxe mais alegria, mais ânimo, bem-estar. É tudo de bom”.
Grupo de Dança Flores dos Ipês
O grupo existe desde 2022 e conta, atualmente, com 20 acadêmicos ensaiando toda semana para as apresentações culturais da universidade e de outras instituições, que frequentemente os solicitam para a abertura de eventos. O objetivo é proporcionar uma atividade dinâmica e prazerosa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, sempre alinhado ao pedagógico e ao poder da dança como ferramenta de transformação social.
Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e é reconhecido como o Maior Festival de Dança do Mundo desde 2002 pelo Guinness World Records. É o maior intercâmbio de dança e atrai bailarinos do Brasil e do mundo para uma verdadeira imersão, que vai para além da Mostra Competitiva, com diversas opções de capacitação.
Fotos: Ascom UMA