A produção de motos no Brasil registrou o melhor desempenho para o período de janeiro a abril desde 2011. Relatório divulgado nesta quarta-feira (14) pela Abraciclo revela que 673.125 unidades saíram das linhas de montagem nos quatro primeiros meses de 2025. Esse volume representa um aumento significativo de 11,9% em comparação com as 601,3 mil motocicletas produzidas no mesmo período do ano anterior.
O levantamento da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Triciclos e Similares – aponta que somente em abril foram fabricadas 172.224 motos, o melhor resultado para o mês nos últimos 14 anos. Em relação a abril de 2024, o crescimento foi de 5,4%, e quando comparado com março deste ano, a alta atingiu 8,9%.

Vale lembrar que os dados da Abraciclo contemplam apenas os resultados de suas associadas, instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM). Em suma, ficam fora do levantamento os números de marcas como Shineray e Watts, entre outras.
Com a palavra, a Abraciclo
Na visão do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os números positivos refletem o crescimento constante do setor e a crescente procura por veículos de duas rodas em todo o país. “A indústria continua impulsionada pela maior demanda por mobilidade individual, impulsionada pelo avanço das entregas por aplicativos e pela maior oferta de crédito ao consumidor”, explica o executivo, ressaltando a importância da motocicleta como uma alternativa de transporte econômica e acessível.

Motos: destaques por categoria
A categoria Street liderou a produção no primeiro quadrimestre, representando 51,5% do volume total. Em seguida, destacaram-se as motocicletas Trail, com 20,7% da produção, e as Motonetas, com 13,4%.
Em abril, os modelos de baixa cilindrada foram predominantes, respondendo por 79,6% do total fabricado, seguidos pelas motocicletas de média (18,3%) e alta cilindrada (2,1%).

Recorde de vendas no varejo
O setor de varejo de motocicletas também celebrou o melhor desempenho da história para o primeiro quadrimestre e para o mês de abril. Os dados da Abraciclo indicam que foram licenciadas 656.743 unidades nos quatro primeiros meses do ano, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024.
LEIA MAIS: As 20 motos mais vendidas do Brasil em abril de 2025 — ranking completo
Especificamente em abril de 2025, foram emplacadas 182.720 motocicletas, um crescimento de 7,3% em comparação com abril do ano anterior e de 10% em relação a março deste ano. A média diária de vendas em abril, considerando 20 dias úteis, foi de 9.136 unidades.

Exportações de motos em leve alta
No que se refere às exportações, o acumulado de janeiro a abril registrou um aumento modesto de 1.2% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 12.168 motocicletas enviadas ao exterior.
Em abril, no entanto, as exportações somaram 2.525 unidades, um volume 4,6% inferior ao registrado em abril do ano passado. Por fim, o resultado é 37,5% abaixo do volume de março de 2025.