Moto Honda CB 450 TR 1987 é encontrada quase 0 km após 34 anos guardada contra hiperinflação

Na segunda metade da década de 1980, a Honda CB 450 era o ápice da aspiração de muitos motociclistas brasileiros. Antes mesmo da abertura do mercado às importadas, ela simbolizava status, potência e modernidade. Em 1987, um modelo TR foi adquirido via consórcio na cidade de São Paulo, não como meio de transporte, mas como estratégia financeira em tempos de hiperinflação.

Pontos Principais:

  • Moto Honda CB 450 TR 1987 foi guardada por 34 anos e tem apenas 44 km rodados.
  • Veículo foi comprado via consórcio como forma de proteção contra a hiperinflação.
  • Modelo foi resgatado por comerciante especializado em veículos clássicos.
  • Legalização da placa amarela para padrão Mercosul exige documentação antiga.

Décadas depois, o modelo foi redescoberto quase intocado. Foram apenas 44 km rodados desde que saiu da loja, e a moto manteve os grafismos originais, o banco conservado e até a antiga placa amarela da época. O responsável por resgatar essa relíquia foi o comerciante de veículos clássicos Reginaldo Ricardo, conhecido como Reginaldo de Campinas.

Na São Paulo dos anos 1980, uma moto era mais que transporte: era uma reserva de valor. Foi assim que nasceu a ideia de comprar a Honda CB 450 TR via consórcio.
Na São Paulo dos anos 1980, uma moto era mais que transporte: era uma reserva de valor. Foi assim que nasceu a ideia de comprar a Honda CB 450 TR via consórcio.

Segundo ele, o primeiro dono terminou de pagar o consórcio sem jamais pilotar a CB 450 TR. Após seu falecimento, em 2003, a motocicleta permaneceu na mesma família até ser repassada a um amigo, que por sua vez logo a vendeu a Reginaldo. O segundo proprietário desistiu do uso por conta da dificuldade em legalizá-la e também por não querer rodar com uma peça tão preservada.

Mesmo após décadas parada, a moto está em condições de funcionamento. Bastaram uma limpeza no carburador e pequenos ajustes para que voltasse a funcionar. Segundo o comerciante, todos os sistemas estão operando normalmente, o que aumenta ainda mais seu valor de mercado como relíquia.

Sem jamais ter rodado, a moto ficou guardada por décadas com a mesma família. Após o falecimento do dono original, ela só foi redescoberta em 2021, intacta e com 44 km.
Sem jamais ter rodado, a moto ficou guardada por décadas com a mesma família. Após o falecimento do dono original, ela só foi redescoberta em 2021, intacta e com 44 km.

Reginaldo defende que o ideal é preservar a CB 450 TR como peça de decoração, evitando rodar com ela justamente para não reduzir sua originalidade. O painel praticamente zerado e o estado impecável a tornam um item de colecionador, mais do que um veículo utilitário.

A placa amarela que acompanha a moto, contudo, é hoje ilegal para uso nas ruas. O processo de substituição para o padrão Mercosul é burocrático e exige documentos antigos, como nota fiscal ou recibos da época da compra. Sem isso, a legalização torna-se um desafio demorado e incerto.

Hoje nas mãos de um colecionador, a CB 450 TR é símbolo de uma época. Apesar de funcionar, dificilmente verá as ruas novamente, para preservar seu valor histórico.
Hoje nas mãos de um colecionador, a CB 450 TR é símbolo de uma época. Apesar de funcionar, dificilmente verá as ruas novamente, para preservar seu valor histórico.

Mesmo com as dificuldades legais, o que mais impressiona é a ideia de que, para muitos brasileiros nos anos 1980, um bem durável como uma motocicleta podia ser visto como investimento contra a corrosão econômica. A CB 450 TR de 1987 é, portanto, um testemunho silencioso de uma época em que até as motos precisavam esperar pela estabilidade.

Fonte: Uol.

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