Brasil conhece o caminho para a Copa do Mundo do Catar

O sorteio das Eliminatórias das Américas para o Mundial de basquete masculino do Catar 2027 aconteceu nesta terça-feira (13), em Doha. Representado por Carlos Fontenelle, secretário-geral da CBB, o Brasil caiu no Grupo C ao lado de Venezuela, Colômbia e o vencedor do Pré-Eliminatório do da América do Sul.

Seguindo o formato das duas últimas edições, as Eliminatórias são organizadas por continente e reúnem 80 seleções em busca de 32 vagas para a Copa do Mundo de 2027, marcada para agosto. As partidas acontecem em sistema de ida e volta durante três janelas. Entre novembro de 2025, fevereiro de 2026 e julho de 2026, com dois jogos em cada período. Os três primeiros colocados de cada grupo avançam à segunda fase, levando consigo os resultados da etapa anterior.

Segunda fase

Na segunda fase, o grupo do Brasil cruzará com os três melhores do Grupo A, que inclui Estados Unidos, República Dominicana, Nicarágua e o vencedor do Pré-Qualificatório das Américas do Norte. Nessa nova etapa, as seis seleções disputam partidas apenas contra as equipes que ainda não enfrentaram. Os confrontos acontecerão em três janelas: agosto e novembro de 2026, e fevereiro de 2027. Ao final dessa fase, os três primeiros colocados garantem vaga na Copa do Mundo.

“O sorteio trouxe um cenário semelhante ao da Copa do Mundo de 2019, na China, e nos colocou diante de Venezuela, Colômbia e Chile ou Paraguai na primeira fase. Sabemos o quanto a Venezuela é forte em casa, mas nossa meta é vencer todas as partidas iniciais para garantir boa pontuação desde o início. Só então vamos pensar nos confrontos com EUA, República Dominicana e demais adversários. Precisamos chegar a cada janela com o elenco completo, evitando a pressão de decidir nossa vaga nos últimos dois jogos da última fase. É uma disputa de longa duração, um ano e meio, 12 partidas e seis janelas, e precisamos estar prontos, pois o Brasil jamais ficou de fora de uma Copa do Mundo” disse o técnico da seleção, Aleksandar Petrovic.

Durante o sorteio das Eliminatórias das Américas, também foram definidos os grupos B e D. O Grupo B terá Canadá, Porto Rico, Bahamas e o segundo colocado do Pré-Qualifiers da América do Norte. Já o Grupo D contará com Argentina, Uruguai, Panamá e o segundo do Pré-Qualifiers da América do Sul. Assim como no chaveamento do Brasil, avançam três seleções por grupo para a próxima fase. Ao final, sete vagas das Américas estarão em jogo para a Copa do Mundo do Catar 2027, seis diretas e uma para a quarta melhor campanha geral.

Jogos pelo Brasil

As Eliminatórias da Copa do Mundo preveem que o Brasil dispute até 12 partidas, caso avance à segunda fase. Dessas, seis serão em solo brasileiro, em um formato que, nos últimos oito anos, levou a Seleção a atuar de Norte a Sul do país.

A campanha começa na janela de novembro deste ano, com duas partidas contra o vencedor do Qualifiers da América do Sul. O primeiro duelo será fora de casa, no dia 27, e a partida de volta acontecerá no dia 30, diante da torcida brasileira.

Primeira fase 

27/11/2025 – WPQS x Brasil 
30/11/2025 – Brasil x WPQS
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil 

O post Brasil conhece o caminho para a Copa do Mundo do Catar apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.