
Iniciativa visa garantir acesso a serviços de denúncia, acolhimento e proteção para mulheres em situação de violência no município
Na tarde desta segunda-feira, 12, Porto Nacional deu mais um importante passo no combate à violência contra a mulher com o lançamento do projeto “Nenhuma Faltando”. A ação, articulada pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, tem como objetivo mapear e formalizar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, assegurando que vítimas em toda a cidade, distritos e zona rural tenham acesso a serviços de denúncia, acolhimento e proteção.
O evento de lançamento foi realizado no auditório do Anexo II e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições e a comunidade. Entre os participantes estiveram presentes.
- Juíza Cirlene Maria de Assis e Juíza de Direito Umbelina Lopes, representando o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO);
- As vereadoras Flaviane Windlin, Rozângela Mecenas e Diva Cardoso, além dos vereadores Marcone Cleiton e Miúdo;
- Representantes do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM);
- Demais entidades e lideranças comprometidas com a causa.
Uma rede estruturada pela proteção das mulheres

A secretária municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano, Thayse Ribeiro, destacou a importância do projeto:
“O Nenhuma Faltando é um marco na garantia dos direitos das mulheres em Porto Nacional. Queremos que nenhuma mulher fique sem amparo, e essa ação integrada fortalece nossa rede de apoio”.
A juíza Umbelina Lopes reforçou o compromisso do Poder Judiciário: “Estamos unidos para garantir que as mulheres tenham acesso à justiça e a uma rede de proteção eficiente”.
Já a vereadora Flaviane Windlin enfatizou a importância de uma rede forte: “Na condição de vereadora eu abraço esse projeto, e iremos andar juntas de mãos dadas oferecendo segurança e acolhimento para as nossas mulheres dentro dessa rede.”
Sobre o Projeto “Nenhuma Faltando”

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher, Câmara Municipal, Poder Judiciário e outras instituições.
- Mapear e estruturar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência;
- Garantir acesso a serviços de denúncia, acolhimento psicológico e jurídico;
- Orientar e proteger vítimas em todo o município.
Com o “Nenhuma Faltando”, Porto Nacional reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher, assegurando que nenhuma delas fique desassistida.
—
Por: Willian da Luz/Secom Porto Nacional
Fotos: Evandro Silva/Secom Porto Nacional
Fonte: Secom Porto Nacional