
O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, foi reconhecido com nota 8,51 pelo Ranking dos Políticos, tornando-se o parlamentar com melhor desempenho da bancada do Tocantins e o mais bem avaliado entre os três senadores do estado. Nacionalmente, ocupa a 5ª colocação entre os 81 senadores, evidenciando sua atuação consistente com os princípios de combate ao desperdício de recursos públicos, à corrupção e aos privilégios.
A avaliação é baseada em critérios objetivos como votações, uso de verbas e eventuais processos judiciais — área em que o senador também se destaca por não possuir qualquer condenação.
Eduardo Gomes tem atuação de destaque no Congresso Nacional, especialmente em temas ligados à inovação, proteção de dados e regulação de novas tecnologias. É de sua autoria a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui a proteção de dados pessoais digitais entre as garantias individuais da Constituição Federal — texto já aprovado em dois turnos pelo Senado. Também tem contribuído com projetos voltados ao fortalecimento do setor de saúde e à modernização da legislação eleitoral.
Entre as proposições legislativas apresentadas, destacam-se o PL 1505/2022, que propõe mecanismos para o fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, e o PL 4201/2020, que trata da regulamentação da propaganda paga por banners eletrônicos na internet durante campanhas eleitorais. Eduardo Gomes também foi relator do PL 2338/2023, um dos marcos regulatórios sobre o uso de inteligência artificial no país.
Ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso, o senador mantém um perfil alinhado à busca por maior eficiência e transparência no setor público. “O reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, feito com responsabilidade e compromisso com o Tocantins e com o Brasil. Nosso foco é modernizar a legislação, garantir direitos fundamentais como a proteção de dados e incentivar a inovação sem abrir mão da ética na política”, destacou.
O levantamento do Ranking dos Políticos se baseia em dados oficiais e tem como objetivo oferecer à sociedade uma ferramenta de fiscalização do desempenho parlamentar.
—
Fonte: PL Tocantins