Seychelles e Catar fortalecem laços após 40 anos com acordos em turismo e defesa

A nomeação de Gervais Moumou como embaixador não-residente das Seychelles no Catar abriu espaço para reforçar os 41 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Em entrevista ao Doha News, ele afirmou que os laços são maduros e resultaram em cooperações relevantes ao longo do tempo.

Pontos Principais:

  • Embaixador Gervais Moumou reforça os 41 anos de relação entre Seychelles e Catar.
  • Turismo representa 72% do PIB das Seychelles e é base da cooperação bilateral.
  • Qatar Airways ampliou voos e assinou codeshare com Air Seychelles em 2023.
  • Memorandos com foco em esportes e segurança da ZEE foram assinados em 2021.

Turismo é o principal motor econômico das Seychelles, representando cerca de 72% do PIB e 30% dos empregos. A ilha é reconhecida por práticas sustentáveis e pela preservação ambiental, o que a torna atraente para viajantes de todo o mundo. Essa vocação turística tem sido fundamental também na relação com o Catar.

A parceria entre Seychelles e Catar, firmada há mais de 40 anos, ganha fôlego com acordos em turismo e segurança, impulsionados por aumento no fluxo de turistas e voos diários.
A parceria entre Seychelles e Catar, firmada há mais de 40 anos, ganha fôlego com acordos em turismo e segurança, impulsionados por aumento no fluxo de turistas e voos diários.

Desde 2021, a Qatar Airways intensificou sua presença nas Seychelles, ampliando os voos de três para sete por semana. Posteriormente, firmou acordo de codeshare com a Air Seychelles, facilitando a mobilidade entre os dois países e elevando significativamente o número de turistas catares na ilha de Praslin.

O aumento na conectividade aérea fez a participação de turistas do Catar saltar de menos de 3% para 40% do fluxo para Praslin. Moumou vê isso como um reflexo direto da política de cooperação ativa entre os países na área de turismo e transporte.

Outro ponto de destaque foi a visita oficial do presidente Wavel Ramkalawan ao Catar em 2021. Na ocasião, dois memorandos de entendimento foram assinados: um voltado ao esporte e outro focado em defesa e segurança marítima da zona econômica exclusiva (ZEE) das Seychelles.

O documento de defesa tem papel estratégico, já que a ZEE enfrenta riscos constantes como pirataria, pesca ilegal e tráfico de drogas. Segundo Moumou, a colaboração com o Catar fortalece a capacidade de vigilância e proteção do arquipélago.

Ele encerrou sua fala afirmando estar entusiasmado para iniciar sua missão no Catar, com o objetivo de aprofundar ainda mais as relações bilaterais. A expectativa é de que novos acordos sejam formalizados, especialmente nos setores de sustentabilidade, economia azul e intercâmbio cultural.

Fonte: Wikipedia e Dohanews.

O post Seychelles e Catar fortalecem laços após 40 anos com acordos em turismo e defesa apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.