Ulbra busca celeridade na autorização do curso de Medicina para Palmas em audiência no Ministério da Saúde

Em reunião, o reitor buscou acelerar ações e habilitações que impactam diretamente a celeridade do curso de Medicina – Foto: Rone Souza

A reunião foi articulada pelo senador Eduardo Gomes que destacou o compromisso com a formação de novos médicos para o Tocantins

Em mais um importante passo para a consolidação do curso de Medicina da Ulbra Palmas, o diretor Marcelo Müller, acompanhado da coordenadora-adjunta do curso de Medicina, professora Margareth Santos de Amorim, destacou a relevância social da instituição em uma audiência realizada no Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O encontro foi articulado pelo Senador Eduardo Gomes (PL-TO) e reforça a mobilização política e institucional em torno da autorização do curso, cujo processo já se encontra em tramitação no Ministério da Educação (MEC).

A comitiva foi recebida pela secretária de Informação e Saúde Digital, Vivian Alves, e pela assessora Suellen Almeida, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Para o reitor Marcelo Müller, a reunião foi produtiva e mostrou sensibilidade por parte do Ministério às demandas regionais. “A escuta foi qualificada e abre caminhos para que possamos seguir construindo soluções conjuntas com as esferas públicas”, pontuou.

Reitor Marcelo Muller em discussão sobre os benefícios do curso para a formação médica no TO – Foto: Rone Souza

Na ocasião, o reitor também destacou o compromisso da Ulbra Palmas com a formação de profissionais capacitados a atuar nas diversas realidades do Tocantins, especialmente em comunidades vulneráveis como quilombolas e indígenas. “O curso de Medicina nasce como forte compromisso social em uma proposta pedagógica voltada para integralidade da formação médica, sempre em diálogo com as necessidades do SUS e da população tocantinense“, afirmou.

A articulação política foi conduzida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), que tem sido um importante aliado na defesa da educação superior de qualidade no estado. “Fortalecer projetos como o da Ulbra é investir no futuro do Tocantins. A formação médica precisa acompanhar as transformações sociais e a expansão do acesso à saúde”, afirmou o parlamentar.

A chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério, Vivian Oliveira Mendes, acompanhou atentamente o relato dos gestores em suas demandas, se colocando à disposição para verificar internamente no Ministério oportunidade de apoio às questões apresentadas.

Em processo

A Ulbra Palmas segue em diálogo constante com os órgãos reguladores, reafirmando sua missão educativa e social. A visita ao Ministério da Saúde reforça não apenas a maturidade institucional da Faculdade, como também a sua disposição de ser parceira estratégica do poder público na construção de políticas de saúde que priorizem os que mais precisam.

Karoliny Santiago/Ulbra Palmas

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar aos favoritos o Link permanente.