
Homilia do novo pontífice destacou estado atual do mundo e lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”. Papa Leão XIV celebra na Capela Sistina a primeira missão no Vaticano, no dia 9 de maio de 2025
Reuters
O papa Leão XIV disse esperar que sua eleição como chefe da Igreja Católica ajude a “trazer luz às noites escuras deste mundo”. A fala do novo pontífice ocorreu durante a homilia de sua primeira missa, realizada para cardeais na Capela Sistina na manhã desta sexta-feira (9).
AO VIVO: Acompanhe em tempo real o papado de Leão XIV
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Durante a missa, Leão XIV fez homenagens ao apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus, e pediu bênção a Pedro para seu papado.
Na homilia, o novo pontífice destacou a união e o evangelho, e disse esperar “trazer luz às noites escuras deste mundo”. Leão XIV também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”.
Ele pregou ainda que a Igreja Católica deve se identificar pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”, uma visão semelhante à passada pelo papa Francisco, seu antecessor.
No domingo (11), por volta das 7h, papa Leão XIV recitará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro.
Novo papa
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quinta e será conhecido a partir de agora como Leão XIV. Ele sucede ao papa Francisco, que assumiu em 2013 e morreu em abril. Ele é o primeiro papa americano da história.
Ele tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.
O papa Leão XIV nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.
Segundo o jornal “La República” de Lima, ele trabalhou com comunidades carentes e, entre idas e vindas do país, foi nomeado bispo da cidade de Chiclayo em 2015 — o mesmo em que adquiriu a nacionalidade do país sul-americano.
Em seu discurso inaugural, feito em italiano, ele usou um momento para falar espanhol e se dirigir para à cidade:
“Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.”