Comitiva do setor do tabaco participa de agenda na Suíça; veja as principais demandas

Uma comitiva formada por entidades e líderes ligados ao setor do tabaco participa nesta quinta-feira, 8, de agenda com o embaixador do Brasil em Genebra, Tovar da Silva Nunes. Na pauta, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), marcada para ocorrer de 17 a 22 de novembro, na Suíça.

O grupo que foi à Suíça é formado pelo presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing; presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider; presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, e pelas representações da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) e do SindiTabaco da Bahia.

LEIA MAIS: Prefeito de Vera Cruz estará em missão na Suíça

Segundo o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, o encontro servirá para levar informações. “A cada COP realizada, é difícil a participação do setor na discussão dos assuntos. Nós queremos, nessa agenda com o embaixador brasileiro, levar dados que mostram a importância do tabaco para as mais de 138 mil famílias produtoras brasileiras”, ressalta. “Esperamos que nessa visita possamos abrir um canal de diálogo para a COP 11.”

O objetivo é sensibilizar o representante do governo federal no país-sede da convenção acerca da relevância da cadeia produtiva no Brasil. O presidente da Amprotabaco, Gilson Becker, é responsável por representar mais de 500 municípios produtores.

“Nossa intenção é tratar os assuntos relacionados com a conferência, especialmente no que se refere à importância da manutenção da atividade do tabaco para a economia e a organização social em municípios no Sul do Brasil e na Bahia. Nossa missão é iniciar essa caminhada que irá culminar com a conferência propriamente dita, em novembro”, revela.

LEIA TAMBÉM: Assembleia Legislativa aprova programa de recuperação para a agricultura familiar

O presidente da Amprotabaco salienta que o contato com o embaixador Tovar da Silva Nunes é essencial para a construção de um discurso unificado do País durante a conferência. A cada dois anos, o encontro define novas regras e determinações para o controle do tabaco junto aos países que ratificaram a Convenção-Quadro.

O Brasil faz parte desse grupo desde outubro de 2005 – ou seja, há quase 20 anos. “Neste contato inicial iremos apresentar dados importantes, como a presença da atividade nos municípios, assim como as mais de 626 mil pessoas envolvidas nas propriedades produtoras e os mais de 40 mil empregos gerados nas indústrias de processamento do tabaco no Brasil.”

LEIA TAMBÉM: Secretário estadual de Desenvolvimento Social defende produção de itens dos DEFs

Dispositivos eletrônicos

Questões ligadas à regulamentação dos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs), que no País estão proibidos desde 2009, também serão apresentadas ao líder do governo federal na Suíça. Segundo a Amprotabaco, tal vedação abre espaço para o crime organizado e o descaminho, por meio do contrabando e da venda irregular do produto.

“O encontro contará com vários líderes da indústria e dos produtores. Os municípios têm nessa economia produtiva uma forte aliada ao desenvolvimento e à geração de renda na Região Sul”, frisa Becker. A comitiva irá retornar ao Brasil no próximo sábado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Comitiva do setor do tabaco participa de agenda na Suíça; veja as principais demandas appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.