Escola do interior de Itaiópolis que venceu prêmio estadual recebe kit com tablets e celulares

Fotos: MPSC/Divulgação

 

 

No cenário tranquilo da zona rural de Itaiópolis, a Escola de Educação Básica Antônio Blaskowski se tornou um símbolo de transformação educacional.

 

Em 2024, a escola foi reconhecida com o “Prêmio Lume: Escola Referência” como uma das instituições de referência em alfabetização no Estado. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de destaque nesse processo.

 

Nesta semana, o promotor de justiça Pedro Roberto Decomain, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Itaiópolis, as assistentes Rosane Zanelatto Wormsbecher e Bruna Lengoski, e o residente Gabriel Sidnei Puschinski estiveram na escola, representando o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para entregar o kit da premiação, composto por um tablet, cinco smartphones e canetas coloridas.

 

 

A unidade educacional foi selecionada com base na nota da prova Alfabetiza SC e nas ações de incentivo à leitura, aprendizagem e inclusão social. Nesta edição, o prêmio contemplou o desempenho educacional na alfabetização dos alunos das séries iniciais.

 

A estudante Taila Fronza, 9 anos, do quarto ano da escola, fez a prova quando ainda estava no segundo ano, em processo de alfabetização. Ela afirmou: “a participação na prova foi importante para o conhecimento e aprendizado dos alunos. Com isso, conseguimos elevar o nome da escola como referência em alfabetização na região do Planalto Norte catarinense. Como aluna, agradeço a colaboração de todos os professores e da equipe escolar, que fazem a educação acontecer todos os dias”.

 

Aluna Taila Fronza, de 9 anos.

 

A escola atende 287 alunos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e se destacou por suas práticas inovadoras e eficazes. Também investiu na formação continuada dos professores e na integração das famílias no processo de aprendizagem, fortalecendo os laços entre escola e comunidade.

 

O promotor de justiça Pedro Roberto ressaltou que é uma grande honra, entre as escolas do Planalto Norte, ter uma instituição contemplada em Itaiópolis. “Isso mostra o esforço de toda a comunidade escolar da região e a dedicação dos alunos, pois os índices alcançados não seriam possíveis sem o empenho deles. Estão todos de parabéns”, declarou.

 

O resultado desse esforço conjunto foi o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola, que saltou de 5,8 em 2021 para 6,3 em 2023. Esse avanço refletiu na melhoria do desempenho dos estudantes.

 

O diretor da escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, Luciano Pankio, destacou que “foi uma prova muito importante, que coroou a nossa escola e elevou seus índices, bem como sua visibilidade. Agradeço ao Ministério Público pela parceria e por nos proporcionar este prêmio”, disse. Ele acrescentou que essa avaliação foi fundamental para a escola e para o desenvolvimento educacional dos alunos, que agora estão mais motivados a participar de forma mais efetiva do processo de aprendizagem.

 

Foto: Divulgação/Redes sociais

 

A coordenadora regional de educação de Mafra, Andréia Fabiana Pettres Wolski, que também participou do ato de entrega do kit do Prêmio Lume, comentou que a parceria com o Ministério Público reforça a importância da qualidade e do estímulo à educação catarinense.

 

Também estiveram presentes o prefeito de Itaiópolis, Ivan Rech; a vice-prefeita, Carolina Gaio; e a secretária municipal de educação, Jane Maria Cezelinski Engel, além de alunos, professores e equipe administrativa da escola.

 

Prêmio Lume

O “Prêmio Lume: Escola Referência” busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. É uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

A segunda edição da premiação teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do ensino fundamental e boas práticas, sendo denominado “Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização”. Concorreram todas as escolas das redes públicas estadual e municipais de Santa Catarina que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC.

 

 Com informações do Ministério Público de Santa Catarina. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.