A Câmara realizou sessão ordinária na noite de segunda-feira, 5, quando foi aprovado o projeto do vereador Edson Sortica (PL) que cria o programa de monitoramento por câmeras de segurança em áreas rurais de Santa Cruz do Sul. O objetivo é implantar um mecanismo de prevenção e redução da criminalidade, a partir da instalação de equipamentos em pontos estratégicos, que devem ser definidos com base em estudos técnicos realizados por órgãos da segurança pública, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito.
O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos, qualifica o projeto do vereador como positivo, demonstrando a legítima preocupação com a segurança das comunidades do interior. “O uso de tecnologia tem se mostrado eficaz na prevenção e investigação de crimes, e sua ampliação pode representar um avanço importante.” Ele pondera que para isso é preciso um planejamento técnico com a observância da disponibilidade de recursos e a abertura de um processo licitatório.
LEIA MAIS: Aprovado projeto de lei para instituir programa de monitoramento em áreas rurais
O Município conta com 11 câmeras de monitoramento instaladas em escolas no interior. “Neste momento não há possibilidade de ampliar o sistema, por questões financeiras”, alerta. Além disso, o sistema de videomonitoramento é composto por 160 equipamentos instalados em pontos estratégicos da área urbana, além de 26 integradas ao cercamento eletrônico.
Esse monitoramento é realizado de forma contínua, por meio de uma central operacional localizada no Centro Integrado de Comando e Controle (Ceicc) e a Base da Guarda Municipal, na Rodoviária, em cooperação com as forças de segurança pública, como Brigada Militar e Polícia Civil. Campos explica que o sistema de videomonitoramento contribui para a segurança pública, atuando tanto na prevenção quanto na repressão de ações criminosas. “Quando as pessoas percebem que estão sendo vigiadas por câmeras, especialmente aquelas com intenções ilícitas, tendem a desistir ou evitar cometer crimes naquele local”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e Judiciário buscam caminhos para reduzir a violência doméstica em Santa Cruz
Além disso, as imagens captadas são utilizadas pelas forças de segurança para o monitoramento em tempo real de situações suspeitas, bem como na investigação e elucidação de crimes já ocorridos.
O cercamento eletrônico auxilia no controle de veículos. Possibilita a identificação de automóveis com registro de furto ou roubo, mandados de busca e apreensão ou qualquer outra irregularidade, reforçando o trabalho das barreiras policiais e ampliando o cerco. “Esse sistema tem se mostrado um recurso estratégico de apoio à atuação da Brigada e da Polícia Civil, além de contribuir com a gestão de ocorrências pela Guarda Municipal”, acrescenta o secretário.
LEIA MAIS DE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Ampliação de monitoramento por câmeras na área rural depende de planejamento appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.