QJMotor SRV400 Tourer: aparência de custom americana, mas coração é chinês

A QJMotor, marca chinesa que demonstra uma ambição e um crescimento notáveis no cenário motociclístico global, acaba de apresentar sua primeira incursão no segmento de turismo integral: a SRV400 Tourer. Com uma estética que inegavelmente evoca as imponentes máquinas rodoviárias americanas, como a icônica Indian Roadmaster, a SRV400 Tourer chama a atenção por suas linhas grandiosas e pela promessa de longas jornadas.

imagem da nova QJMotor SRV400 Tourer
QJMotor SRV400 Tourer 2025 – foto: Divulgação

No entanto, um detalhe técnico crucial redefine as expectativas: seu motor V2 possui uma cilindrada de “apenas” 385cm³. Este pormenor altera significativamente a perspectiva sobre a SRV400 Tourer. Enquanto o design remete a motocicletas com motores próximos dos 1.800 cm³, o propulsor que impulsiona esta QJMotor entrega modestos 35 cv de potência. Com estas especificações, a conquista de mercados ocidentais afigura-se um desafio considerável, mesmo abstraindo as atuais taxas alfandegárias incidentes sobre veículos de origem chinesa.

Contudo, seria um erro subestimar a capacidade de adaptação e a veia inovadora da QJMotor. A marca, pertencente ao gigante Qianjiang – que também detém Benelli, Keeway e Morbidelli –, surgiu há apenas cinco anos e já ostenta um portfólio internacional com mais de 130 modelos. A QJMotor demonstra uma cadência impressionante de lançamentos, e esta SRV400 com pegada de grande custom é apenas a mais recente demonstração dessa pujança.

imagem lateral da SRV400VS
SRV400VS empresta o motor em “V” para a Tourer – foto: Divulgação

A base técnica da SRV400 Tourer reside na já conhecida SRV400VS, comercializada na China e equipada com um motor bicilíndrico em V com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro, suspensão dianteira invertida e homologação ambiental Euro 5+. A nova variante, possivelmente batizada de SRV400VT, preserva o mesmo motor, mas adota uma estrutura substancialmente maior e mais pesada – uma configuração claramente direcionada para viagens a dois, com a inclusão de malas laterais e top case.

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A distância entre eixos da SRV400 Tourer atinge 1.525 mm, um valor surpreendentemente similar ao de uma Kawasaki Concours 14, e o peso em ordem de marcha se aproxima dos 224 kg – números consideráveis para um motor bicilíndrico com menos de 400 cm³. Apesar disso, os documentos de homologação chineses indicam uma velocidade máxima na ordem dos 150 km/h, embora permaneça a incógnita sobre o tempo e a extensão de estrada necessários para atingir tal marca.

Com modelos significativamente mais potentes já em seu arsenal, como a SRV900V, uma cruiser equipada com um motor V4 de 900 cm³ e 110 cv, torna-se legítimo supor que uma verdadeira touring de grande cilindrada da marca chinesa está a caminho – e talvez mais cedo do que se imagina.

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