O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a 8ª e a 13ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Jacuí (Ci Jacuí), Ministério Público (MP) e municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, criou um grupo de trabalho para tratar da fila de espera por cirurgias na área de traumatologia de alta complexidade. São 1.417 pacientes aguardando nas duas regiões.
Segundo o presidente do Cisvale, Gilson Becker, a situação merece atenção, uma vez que as referências para pacientes vinculados à 8ª CRS e à 13ª CRS são os hospitais regionais. “O número de pacientes na espera por esses procedimentos nas áreas de traumatologia, ortopedia e cirurgia de coluna apresenta um contingente importante, mostrando que uma solução eficaz está na ação regional em cima dessa espera”, ressalta.
LEIA MAIS: Saúde avalia medidas para agilizar atendimentos e reduzir filas na alta complexidade
O levantamento do volume de pacientes foi feito em 2022. Havia um aceno de recursos do Estado para a coparticipação no custeio dos procedimentos junto aos municípios. “Esses dados foram atualizados agora e mostram um crescimento de 2022 para cá”, destaca o presidente.
Ficou acordado que são necessárias ações para quantificar e criar um plano de trabalho para as cirurgias. “Um dos pontos mais importantes está a depuração da fila de espera, assim como os orçamentos para o custeio dessa operação, prevendo consultas, exames prévios, procedimentos, próteses e internações”, justifica a diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas. Para a 1ª promotora de Justiça Cível do Ministério Público, Catiuce Ribas Barin, a espera independente da classificação é incompatível com a manutenção da qualidade de vida, especialmente das pessoas idosas.
LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Fila por cirurgias de alta complexidade na região supera os 1,4 mil pacientes appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.