Começa conclave para eleger o novo papa; entenda como funciona

As atenções do mundo se voltam para o conclave que vai escolher o novo papa. A partir desta quarta-feira, 7, cardeais estarão reunidos na Capela Sistina, onde terá início a votação que é cercada por expectativa. Ainda que nos últimos dias tenham sido apontados nomes de possíveis favoritos, o nome do substituto do papa Francisco é uma incógnita. Entre os candidatos estão sete brasileiros.

O primeiro dia do conclave começa com a missa na Basílica de São Pedro às 10 horas (5 horas de Brasília). À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina a partir das 16h30 (11h30 de Brasília). Em seguida, farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação. O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes. Podem votar apenas cardeais com menos de 80 anos.

LEIA TAMBÉM: Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa

Os conclaves geralmente se estendem por vários dias diante da complexidade do processo. Durante o período, os votantes ficarão em duas hospedarias do Vaticano e farão juramento de não entrar em contato com ninguém que não esteja participando da votação secreta. Esse processo será o mais diversificado geograficamente nos 2 mil anos de história da Igreja, com a participação de clérigos de 70 países.

Entenda

Durante o conclave, os cardeais votam entre si. Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com substâncias que produzem a fumaça preta, que sai pela chaminé da Capela Sistina.
Se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com elementos que geram a fumaça branca. Sinos também tocam para sinalizar que há um novo papa.

LEIA TAMBÉM: Conclave mais longo durou quase três anos: veja como é cronograma agora

A partir de amanhã as fumaças devem ocorrer, no horário de Brasília, às 5h30 (caso tenha ocorrido a escolha), 7 horas, 12h30 (caso tenha ocorrido a escolha) e 14 horas.

Brasileiros que podem ser eleitos:

  • Leonardo Ulrich Steiner – arcebispode Manaus, 74 anos.
  • Sérgio da Rocha – Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
  • Jaime Spengler – presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
  • Odilo Scherer – arcebispo de São Paulo, 75 anos.
  • Orani Tempesta – arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
  • Paulo Cezar Costa – arcebispo de Brasília, 57 anos.
  • João Braz de Aviz – arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Começa conclave para eleger o novo papa; entenda como funciona appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.