Especialistas mostram caminhos para a inovação nos negócios na Semana do Empreendedor

Curiosidade, coragem e resiliência. Essas palavras moveram o ex-jogador Paulo César Tinga ao longo da sua trajetória dentro e fora dos gramados. Os desafios enfrentados antes da carreira no futebol e sua nova etapa após a aposentadoria foram os destaques de sua palestra Gestão além da planilha.

A presença do campeão do Grêmio e do Internacional foi o destaque da primeira noite da 17ª Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul, iniciada nessa terça-feira, 6. Neste ano, o evento saiu do auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e se instalou no saguão de entrada do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest. 

LEIA MAIS: Semana do Empreendedor começa nesta terça-feira; veja programação

Mais aconchegante e organizada, a nova estrutura proporcionou maior interação entre o público e Tinga. Ao compartilhar sua história de vida, buscou evidenciar o que aprendeu ao testemunhar, por exemplo, a separação dos pais, e as tentativas de tornar-se jogador até entrar no Grêmio.

Também revelou os medos e receios que enfrentou, sobretudo após pendurar as chuteiras e iniciar sua jornada no mundo dos negócios. Para ele, o que move o mundo são as perguntas. E foram suas dúvidas que o levaram a conversar com empresários para entender como eles cresceram. Clóvis Tramontina, ex-presidente da Tramontina, foi o primeiro. A experiência, segundo Tinga, abriu uma gama de oportunidades. “Tudo que tenho feito nos últimos dez anos nasceu da curiosidade”, afirmou.

Como empreendedor, o ex-jogador e agora empresário defendeu a necessidade de enxergar o ser humano como protagonista. Embora a sociedade viva um cenário onde a tecnologia evolui a todo instante e ganha ainda mais relevância, Tinga a vê apenas como um meio e não o fim. “O grande diferencial está no ser humano.”

Curiosidade move o mundo: Tinga evidenciou ao público as estratégias adotadas para ser bem-sucedido dentro e fora do campo

Durante a abertura, o coordenador da 17ª Semana do Empreendedor, Jonas Batista, afirmou que as propostas idealizadas para o evento foram alcançadas. E o exemplo de vida de Tinga vai agregar e fazer a diferença para todos que testemunharam a palestra. “Temos que sempre buscar crescer e inovar. Se não estivermos em busca disso, vamos ficar para trás.”

LEIA TAMBÉM: Semana do Empreendedor terá foco em inovação, gestão e conexões

O prefeito Sérgio Moraes destacou o papel do empreendedorismo para Santa Cruz. Isso porque, segundo ele, o crescimento dos municípios não compete somente ao poder público, mas também à iniciativa privada. Na sua avaliação, os empreendedores têm buscado, de forma incessante, o desenvolvimento. E iniciativas como a Semana do Empreendedor vão render frutos no futuro. 

Para Moraes, é fundamental para os gestores públicos reconhecerem o protagonismo dos empreendimentos locais. “Às vezes, um prefeito se preocupa em buscar uma empresa de longe e esquece que do nosso lado nós temos gente lutando bravamente e pagando seus impostos para poder buscar o seu crescimento.”

Potenciais da inteligência artificial em foco

A primeira palestra da Semana do Empreendedor foi voltada aos potenciais da inteligência artificial. No telão instalado no palco, o empreendedor Rogério Ferreira, da Dokalab CX, apresentou imagens geradas pela tecnologia para um jogo a partir dos elementos fundamentais da terra – fogo, ar e água. 

Os desenhos surgiram da imaginação de Pedro, de 8 anos, filho de Ferreira. Em um dia entediante, utilizou uma ferramenta digital e criou um mundo de fantasia. Na visão do palestrante, isso evidencia as capacidades da IA, que conseguiu traduzir as ideias de uma criança e transformar em retratos. “O Pedro não tem nenhum conhecimento técnico para fazer esse tipo de imagem. Ele só sabia dizer o que queria.”

LEIA TAMBÉM: Após descumprir contrato, Prefeitura rescinde com empresa responsável por obras de posto de saúde

Diante do exemplo do filho, Ferreira evidenciou a necessidade de os empreendedores olharem para a tecnologia como uma ferramenta para impactar os negócios e elevá-los a outro patamar. Segundo ele, aqueles que não compreendem isso podem ser superados e desbancados nos seus negócios por uma criança ou um concorrente preparado para utilizar a ferramenta.

“Eu não preciso mais me limitar a um pensamento empreendedor local. Com treinamento, posso ter uma visão mais global, pois as inteligências artificiais falam 198 idiomas. Ou seja, a oportunidade está aqui, na nossa mão.”

Programação segue até esta quinta-feira

A tarde desta quarta-feira, 7, iniciará com a palestra Governo como cliente: como seu negócio pode faturar mais; Compras públicas; Pregão eletrônico, com Ana Paula Costa. O evento ocorre das 13h30 às 17h30. Já à noite haverá palestra interativa, além da apresentação Como se vender em um minuto. E para encerrar, o fundador da Pitt Jeans, Claudino Simon, sobe ao palco para falar da empresa.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população; entenda

Nesta quinta-feira, 8, último dia de evento, haverá uma programação diversificada, que começa pela manhã e segue até as 20 horas. Ela inclui um painel de inovação, às 8h30; uma reunião-almoço com o empresário Ricardo Bartz e um talk show de como transformar conexões em oportuEsnidades.

A Semana do Empreendedor conta com a parceria da Ajesc, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cidade Empreendedora, LupaGraf, Eco Feiras e Eventos e HBier e tem o patrocínio da KTO.

LEIA MAS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Especialistas mostram caminhos para a inovação nos negócios na Semana do Empreendedor appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.