Após acordo na Justiça, Prefeitura de Poços de Caldas retoma obras em avenida que teve árvores cortadas


De acordo com a administração municipal, mais de 100 plantas serão repostas na Avenida João Pinheiro. Após acordo judicial, Prefeitura de Poços de Caldas vai poder continuar troca de árvores
A prefeitura de Poços de Caldas (MG) vai retomar a revitalização da Avenida João Pinheiro, uma das mais importantes da cidade, após um acordo para suspender na Justiça uma liminar que impedia as obras.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em agosto de 2023, após a retirada de dezenas de árvores da avenida, a ONG Planeta Solidário e o Movimento Poços com Árvores entraram na Justiça para suspender o corte das árvores, alegando que as plantas estavam sendo retiradas sem a existência de um estudo que comprovasse a necessidade da remoção ou avaliasse os impactos ambientais da medida.
Prefeitura de Poços de Caldas dá continuidade às mudanças no paisagismo da Avenida João Pinheiro
Fabiana Assis/g1/Prefeitura de Poços de Caldas
Na época, a prefeitura apresentou um laudo feito por um engenheiro florestal da própria administração municipal, alegando que mais de 300 árvores de grande porte eram impróprias para o paisagismo urbano. O documento alegava ainda que algumas plantas corriam risco de queda.
Manifestantes colocaram cruzes nos locais onde as árvores foram arrancadas e chegaram a fazer um escudo humano para que as plantas não fossem cortadas. Eles também protestaram na Câmara Municipal, mas os cortes continuaram até que a liminar na Justiça suspendeu os cortes e estabeleceu uma multa de R$ 100 mil para cada árvore que fosse retirada a partir de então.
Moradores fazem ‘cordão humano’ e impedem corte de árvores em avenida de Poços de Caldas, MG
Movimento Poços com Árvores
O acordo para a retomada dos trabalhos de revitalização foi feito em audiência realizada em 30 de abril. Agora, a prefeitura deverá dar continuidade ao plantio de novas árvores e reforma do calçamento. Ficou acordado que as árvores plantadas serão da espécie Ipê Amarelo e as mudas deverão ser de grande porte para que floresçam em um tempo curto.
De acordo com o secretário municipal adjunto de Serviços Públicos, Miguel Sales, foi feita uma perícia que comprovou que os cortes eram viáveis e ficou acordado que a prefeitura deve plantar, no mínimo, a mesma quantidade de árvores que foi cortada e que os trabalhos devem ser concluídos em um ano.
De acordo com o secretário, serão plantadas cerca de 130 árvores. “A gente pretende praticamente dobrar o número de de árvores no trecho [que falta ser revitalizado]”, afirmou.
O acordo também prevê a remoção de árvores plantadas junto às colunas de sustentação do monotrilho, por apresentarem risco estrutural à obra.
O projeto de reurbanização abrangerá todo o trecho da João Pinheiro, inclusive o quarteirão que aguardava liberação judicial, e se estenderá também à Avenida Mansur Frayha.
O g1 entrou em contato com a ONG Planeta Solidário e aguarda um retorno.
Avenida João Pinheiro em Poços de Caldas passa por revitalização
João Carlos Domingues
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.