A Rádio Aliança FM promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 12, mais um debate eleitoral dentro da cobertura do pleito 2024 da emissora. Na oportunidade, reuniram-se nos estúdios da emissora os candidatos do município de Presidente Castello Branco. O encontro foi marcado por apresentação de propostas.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Estiveram presente no debate Neiva Toniello (MDB), atual prefeita do município, cujo vice é Edemilson Cervelin (MDB), e o adversário Ivonei Cadore (PP), que tem como vice Sirlene Frio (PP). O encontro foi mediado pelo jornalista Alison Martins. Ouça o debate completo acima.
O próximo debate do cronograma será nesta sexta-feira, com o município de Peritiba. No entanto, como só há um candidato, Paulo Deitos (PL), será uma entrevista de 30 minutos. E na próxima segunda-feira, dia 23, o primeiro debate com os candidatos a vice de Concórdia, com os três postulantes ao cargo no município.
RESUMO DO DEBATE
BLOCO 1
No primeiro bloco, a rodada de perguntas iniciou pela candidata Neiva, que iniciou abordando uma fala do adversário, que teria dito que vai diminuir salários e demitir concursos da prefeito, além de criar vários empresas. Ela perguntou como ele vai cumprir a promessa.
Ivonei começou respondendo que ela traz inverdades ao debate. Ele saudou os funcionários públicos e disse que isso não procede. O candidato prosseguiu explicando que tem lutado para o pagamento de hora extra aos trabalhadores, e que isso não faria sentido caso ele realmente quisesse demitir pessoal.
Na segunda pergunta, ele abordou sobre questões do campo. Disse que o produtor não é atendido com os pedidos dentro do prazo e quis que a oponente explicasse a situação. Neiva respondeu explicando que não é verdade e que intercorrências podem acontecer no tempo, além de máquinas que quebram. Ela também disse que os funcionários estão com banco de horas, atendendo 100% da população.
BLOCO 2
Na primeira pergunta do segundo bloco, Ivonei começa lembrando que Nevia trabalhou como secretária de saúde e que agora o município não tem parceria para exames no laboratório do hospital e que idosos precisam acordar muito cedo para garantirem a vaga. Ela respondeu que o convênio da prefeitura com o Hospital São Francisco não existe mais. Agora, há convênio com laboratório de Jaborá e que ninguém fica desassistido.
Na sequência, a atual prefeita indagou o adversário do motivo de ele estar falando que o município não está se desenvolvendo, sendo que Presidente Castello Branco é destaque no desenvolvimento econômico. Ele explicou que quando fala sobre isso é em relação à população, que esta estagnada. Na ocasião, ele também falou que a adversária tem feito pressões no município e que isto é crime.
Na terceira pergunta do bloco, Neiva aproveita o tempo para responde à questão anterior, reforçando que não existem situações envolvendo pressão no município, que ela é íntegra. Como não houve tempo para a pergunta, o candidato respondeu apresentando outras propostas e falando diretamente ao eleitor.
Por fim, na última pergunta do bloco, Ivonei perguntou sobre a não realização de asfaltamento em rua do Loteamento Floresta, o que ele chamou de discriminação. Neiva respondeu que já há projeto para pavimentação e a prefeitura está em busca de recursos.
Ainda nesta rodada, foi discutido sobre a construção de um balneário termal para o município. Ivonei disse que vai construir pois tem garantia de investidores e o comércio aprova a ideia. Já Neiva, disse que houve estudos e que eles mostraram que o empreendimento não é viável para manutenção.
BLOCO 3
Na primeira pergunta do terceiro bloco, a atual prefeita perguntou sobre uma promessa que o adversário estaria fazendo, relacionada a dar terreno para os comerciantes do município. Ivonei respondeu que se espantou com a pergunta, pois isso se trata de concessão de terreno e que vai dar oportunidade aos comerciantes terem concessão de uso de terrenos.
A segunda pergunta, de Ivonei, foi sobre o turismo. Ele lembrou que o município tem uma área de 25 hectares com poço profundo medicinal e há um projeto para construção de três municípios, mas o projeto foi ignorado. Ele quer saber o motivo do abandono.
Neiva responde que o projeto não foi abandonado, que já há asfaltamento no local e rede trifásica, o que até já foi apresentado a investidores. Também há proposta de construir galpão multiuso para a população usufruir, mas tudo tem que ser feito com calma, conforme for possível, para não virar elefante branco. Que o parque termal não depende apenas de piscina, mas de uma estrutura, como Hotéis e Restaurantes.
Na terceira pergunta, Ivonei lembra que como vereador tem feito projetos para a área de educação, buscando segurança para as escolas, o que foi protelado na administração dela. Nevia respondeu que as duas primeiras licitações para contratação deram deserta e isso atrasou o projeto em prática, mas que a situação já foi regularizada.
Nesta rodada, Ivonei também comentou sobre a presença do Gaeco na prefeito. Neiva respondeu que as buscas foram relacionadas a outras gestões e que é uma pessoa íntegra e correta.
Na última pergunta do bloco, Neiva disse que o adversário está prometendo raio X no município e perguntou como isso seria viável. Ele respondeu que não está fazendo esta promessa, mas que garante que o município terá grande mudança na saúde. Conforme ele, a população tem precisado ir até Chapecó para consultas.
BLOCO 4
Na primeira pergunta do bloco final, Neiva pergunta para o adversário como ele fará para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação. Ele responde que a nota do Ideb do município caiu na gestão dela, e que ela tirou o segundo professores das escolas, criando um novo concurso para contratar outros profissionais no local. Neiva finalizou dizendo que na gestão dela, a meta do Plano Nacional está sendo cumprida e que no Ideb, a nota segue dentro da média esperada.
A pergunta final do bloco foi referente à continuidade de governo de Neiva. Ivonei perguntou porque algumas propostas não são levadas a frente, como o britador em Linha Cabeceira. Ela respondeu que tem uma empresa responsável por esta situação, pois há problemas de licenças ambientais que estão atrasando o andamento.