Chevrolet Onix Joy 2017 é destaque entre usados por eficiência e manutenção acessível

O Chevrolet Onix Joy 2017 se consolidou como uma das opções mais populares entre os carros usados por sua proposta de simplicidade, economia e robustez mecânica. Com visual anterior ao facelift do Onix, ele manteve-se como alternativa mais acessível na linha da GM. Seu motor 1.0 SPE/4 flex entrega 80 cv com etanol e está associado a um câmbio manual de seis marchas, oferecendo desempenho suficiente para o uso urbano com consumo eficiente tanto na cidade quanto na estrada.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 SPE/4 flex com câmbio manual de seis marchas e bom consumo.
  • Equipamentos básicos como direção elétrica e ar-condicionado de série.
  • Facilidade de manutenção e peças acessíveis impulsionam a procura.
  • Desgaste nos coxins, ruídos internos e sensor da embreagem exigem atenção.

Entre os equipamentos de série, o modelo oferece direção elétrica, ar-condicionado, freios ABS com EBD e airbag duplo, mantendo a proposta básica, mas funcional para o dia a dia. Não há central multimídia ou volante multifuncional de fábrica, mas o espaço interno é satisfatório para um hatch compacto, atendendo bem motoristas de aplicativo e famílias que buscam um segundo carro confiável para uso cotidiano.

O Onix Joy 2017 é ideal como primeiro carro, veículo de trabalho ou uso urbano diário. Econômico, simples e confiável, atende bem quem quer gastar pouco sem abrir mão do básico.
O Onix Joy 2017 é ideal como primeiro carro, veículo de trabalho ou uso urbano diário. Econômico, simples e confiável, atende bem quem quer gastar pouco sem abrir mão do básico.

Mesmo sendo conhecido por sua durabilidade, o Onix Joy 2017 apresenta alguns pontos de atenção no mercado de usados. Desgaste precoce dos coxins do motor pode causar vibração excessiva em marcha lenta, e problemas no sensor do pedal da embreagem também são relatados. Ruídos internos, desgaste irregular dos pneus devido ao alinhamento da suspensão dianteira e baixo isolamento acústico também são aspectos a verificar em uma eventual compra. Ainda assim, sua ampla oferta de peças e fácil manutenção o tornam uma escolha prática.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 flex entrega até 80 cv com etanol e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 s. Torque de até 9,8 kgfm e velocidade máxima de 167 km/h mostram desempenho básico para a cidade.
Motor 1.0 flex entrega até 80 cv com etanol e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 s. Torque de até 9,8 kgfm e velocidade máxima de 167 km/h mostram desempenho básico para a cidade.

O conjunto mecânico traz motor dianteiro transversal, aspirado, com quatro cilindros em linha e injeção multiponto. Ele é identificado pelo código da família I, com deslocamento de 999 cm³, cilindrada unitária de 250 cm³ e comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. A taxa de compressão é elevada, com 12,6:1, o que contribui para o aproveitamento energético mesmo com a baixa cilindrada.

A potência máxima gerada é de 80,1 cv/litro, com 80 cv no etanol e 78 cv na gasolina, sempre a 6.400 rpm. O torque alcança 9,8 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina, ambos a 5.200 rpm. Esses números resultam em uma relação peso/potência de 12,64 kg/cv, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, com velocidade máxima de 167 km/h.

A plataforma utilizada é a Gamma II, com tração dianteira. A transmissão é manual de seis marchas, com código F17-6 HR e embreagem monodisco a seco. O conjunto prioriza economia e simplicidade, características esperadas no segmento de compactos voltados para o uso urbano e cotidiano.

Consumo e autonomia

Tanque de 54 litros oferece boa capacidade. Consumo varia de 9,1 a 15,3 km/l. Autonomia vai de 491 km a 826 km, dependendo do combustível e do percurso escolhido.
Tanque de 54 litros oferece boa capacidade. Consumo varia de 9,1 a 15,3 km/l. Autonomia vai de 491 km a 826 km, dependendo do combustível e do percurso escolhido.

No etanol, o consumo urbano é de 9,1 km/l e o rodoviário alcança 10,8 km/l. Quando abastecido com gasolina, os números são significativamente melhores, com consumo urbano estimado em 12,9 km/l e rodoviário de até 15,3 km/l.

A autonomia segue o desempenho do consumo. Com etanol, o tanque de 54 litros garante até 491 km em ciclo urbano e 583 km em rodoviário. Com gasolina, a autonomia urbana sobe para 697 km e pode atingir até 826 km em rodovias.

Esses resultados demonstram um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência energética, especialmente quando abastecido com gasolina. O modelo cumpre bem o papel de carro econômico, ideal para quem roda muito diariamente.

Interior

Câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira e direção elétrica garantem dirigibilidade leve no uso urbano, com engates simples e bom controle em manobras e curvas.
Câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira e direção elétrica garantem dirigibilidade leve no uso urbano, com engates simples e bom controle em manobras e curvas.

O interior é simples, com acabamento básico e funcional. São cinco lugares e quatro portas, com destaque para o espaço interno adequado na dianteira. Os comandos estão bem posicionados, e há itens como ar-condicionado de uma zona, direção com assistência elétrica, banco traseiro rebatível e cintos dianteiros com ajuste de altura.

Interior simples, com espaço razoável para até 5 ocupantes. Ar-condicionado, direção elétrica e cintos com ajuste de altura garantem conforto e segurança básicos.
Interior simples, com espaço razoável para até 5 ocupantes. Ar-condicionado, direção elétrica e cintos com ajuste de altura garantem conforto e segurança básicos.

Apesar de compacto, a cabine oferece certa praticidade para o dia a dia, com vidros dianteiros elétricos, alças de segurança no teto e comando interno da tampa de combustível. O painel conta com conta-giros e tomada de 12V, mantendo os elementos essenciais para condução e conforto básico.

Porta-malas de 289 litros atende bem o dia a dia. Carga útil de 375 kg permite levar passageiros e bagagens com tranquilidade, ideal para quem busca versatilidade urbana.
Porta-malas de 289 litros atende bem o dia a dia. Carga útil de 375 kg permite levar passageiros e bagagens com tranquilidade, ideal para quem busca versatilidade urbana.

Entre os pontos de atenção para um usado, é importante verificar a condição dos bancos, forros e sistema de ventilação. Por não contar com central multimídia, o sistema de entretenimento é bastante limitado. Ainda assim, o conforto é satisfatório para o segmento.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. A combinação prioriza robustez e baixo custo de manutenção, ideal para vias urbanas.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. A direção tem assistência elétrica e o diâmetro de giro é de 10,4 metros, facilitando manobras em espaços apertados. Os pneus são 185/70 R14, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura de flanco de 130 mm. O estepe é temporário, do tipo 115/70 R16.

Nas dimensões, o comprimento não foi especificado, mas a largura é de 1.705 mm, altura de 1.474 mm e distância entre-eixos de 2.528 mm. A bitola dianteira é de 1.487 mm e a traseira de 1.493 mm. A altura mínima do solo é de 117 mm, e o peso total não informado, mas a carga útil é de 375 kg.

Preços aproximados do Chevrolet Onix Joy 2017

  • Chevrolet Onix Hatch Joy 1.0 8V Flex 5p Mec. 2017 (004473-3) – Preço aproximado: R$ 45 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. 2017 (004424-5) – Preço aproximado: R$ 50 mil
  • Chevrolet Onix Hatch Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. 2017 (004460-1) – Preço aproximado: R$ 53 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. 2017 (004425-3) – Preço aproximado: R$ 54 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. 2017 (004438-5) – Preço aproximado: R$ 57 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. 2017 (004426-1) – Preço aproximado: R$ 60 mil
  • Chevrolet Onix Hatch Activ 1.4 8V Flex 5p Aut. 2017 (004471-7) – Preço aproximado: R$ 61 mil
  • Chevrolet Onix Hatch Activ 1.4 8V Flex 5p Mec. 2017 (004472-5) – Preço aproximado: R$ 62 mil
  • Chevrolet Onix Hatch LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. 2017 (004439-3) – Preço aproximado: R$ 63 mil

Antes de comprar um Chevrolet Onix Joy 2017, é essencial considerar seu perfil de uso. Esse hatch compacto é uma boa escolha para quem roda bastante na cidade, trabalha com transporte por aplicativo ou precisa de um segundo carro econômico para a família. Com consumo médio de até 13,8 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, ele oferece excelente autonomia para deslocamentos urbanos e viagens curtas. No uso diário, se destaca pela direção elétrica leve, pelo porte compacto que facilita manobras e pelo motor 1.0 que, apesar de modesto, entrega desempenho suficiente para rodar com segurança e economia. No entanto, com porta-malas de 280 litros e espaço interno apenas razoável, não é o carro ideal para longas viagens com muita bagagem ou cinco adultos a bordo.

Na hora da compra, é fundamental observar alguns detalhes que podem impactar a experiência com o modelo. Faça um test drive com atenção especial a vibrações em marcha lenta, que podem indicar desgaste nos coxins do motor. Cheque também o estado dos pneus e solicite um laudo de alinhamento, já que a suspensão dianteira pode desalinhar com facilidade. Outra verificação importante é o sensor do pedal da embreagem, que pode apresentar falhas intermitentes. Preste atenção a ruídos internos vindos de portas e painéis, comuns em modelos com uso intenso em ruas esburacadas. Verifique o histórico de manutenção, prefira unidades com revisões em dia e fuja de carros com modificações ou adaptações fora do padrão de fábrica.

Ficha Técnica do Chevrolet Onix Joy 1.0 2017

Pontos negativos: isolamento acústico fraco, ruídos internos com o tempo, desgaste irregular dos pneus e coxins de motor que vibram com frequência.
Pontos negativos: isolamento acústico fraco, ruídos internos com o tempo, desgaste irregular dos pneus e coxins de motor que vibram com frequência.

Geral

  • Ano: 2017
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Gamma II

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 80 cv (A) / 78 cv (G) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,8 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 12,64 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 103,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 80,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Código do câmbio: F17-6 HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/70 R14
  • Altura do flanco dianteiro: 130 mm
  • Traseiros: 185/70 R14
  • Altura do flanco traseiro: 130 mm
  • Estepe: 115/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: Não especificado
  • Largura: 1705 mm
  • Distância entre-eixos: 2528 mm
  • Altura: 1474 mm
  • Bitola dianteira: 1487 mm
  • Bitola traseira: 1493 mm
  • Porta-malas: 289 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: Não especificado
  • Carga útil: 375 kg
  • Reboque sem freio: Não especificado
  • Altura mínima do solo: 117 mm
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de entrada: Não especificado
  • Ângulo de saída: Não especificado

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,14 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
  • Área frontal corrigida: 0,749 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 9,1 km/l (A) / 12,9 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,8 km/l (A) / 15,3 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 491 km (A) / 697 km (G)
  • Rodoviária: 583 km (A) / 826 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Onix Joy 1.0 2017

Antes de comprar um Onix Joy 2017, teste o carro em marcha lenta e observe barulhos. Verifique pneus, alinhamento e o sensor da embreagem, que costuma dar falhas.
Antes de comprar um Onix Joy 2017, teste o carro em marcha lenta e observe barulhos. Verifique pneus, alinhamento e o sensor da embreagem, que costuma dar falhas.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Limpador do vidro traseiro
  • Lavador do vidro traseiro
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Tomada de 12 volts
  • Conta-giros

Fonte: Icarros, OLX, QuatroRodas e Webmotors.

O post Chevrolet Onix Joy 2017 é destaque entre usados por eficiência e manutenção acessível apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.