
Hospital absorveu 15 aprendizes em seus quadros efetivos no ano de 2024 Com mais de 2700 colaboradores, a Santa Casa de Maceió, por meio da Gestão de Pessoas, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), tem oportunizado aos inscritos no Programa Jovem Aprendiz a chance do primeiro emprego ao fazer parte dos quadros efetivos da instituição. Em 2024, 15 deles foram absorvidos e desempenham funções como Auxiliar em Logística e Auxiliar de Escritório em Geral.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
É o caso de Raysa Lopes, que foi selecionada para o programa em 2016. “Uma amiga minha na época havia comentado que tinha conseguido emprego no hospital. Então fui pessoalmente ao CIEE, que fica na Gruta, me inscrevi para a vaga que estava sendo ofertada e fui direcionada para uma entrevista, onde consegui a vaga”, explicou a assistente administrativo.
Um ano após encerrar seu contrato, ela chamada pela Gestão de Pessoas do hopsital e foi contratada. “Minha experiência foi muito enriquecedora. Trabalhar em uma empresa de grande porte e reconhecida foi um desafio incrível e uma oportunidade de aprendizado constante. Desenvolvi habilidades importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e comportamento profissional. Além disso, tive a chance de interagir com clientes e entender melhor suas necessidades. Foi uma experiência que contribuiu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional”, disse Raysa Lopes.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
O programa é destinado para pessoas entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio (que não estejam na faculdade). “Porém diante da complexidade do contexto hospitalar da Santa Casa, o perfil admitido é de pessoas entre 18 a 24 anos incompletos. Já para Pessoas com Deficiência (PcD) não há essa limitação etária”, disse o gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Sílvio Melo.
“Cumprindo a meta estabelecida por lei, a Santa Casa de Maceió, em 2024, registrava 67 jovens aprendizes distribuídos no hospital sede, Santa Casa Farol, Santa Casa Nossa Senhora da Guia, Santa Casa Câncer Center e Santa Casa Central de Distribuição”, exlicou o gerente corporativo.
REGRAS
O contrato de Jovem Aprendiz tem prazo determinado, conforme carga horária do programa, considerando períodos teóricos e práticos que não pode ser reduzido ou estendido. Depois desse período estipulado, o aprendiz que apresentar um bom Desempenho na Avaliação Técnica e Comportamental, participará de processo seletivo e sendo aprovado poderá ser um futuro colaborador da instituição.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Mikael da Silva Santos é Jovem Aprendiz desde 2023. Ele também soube do programa através de amigos e, segundo ele, a inscrição foi fácil, pois funciona totalmente online. Dentro do site é possível criar um currículo e ver todas as vagas de emprego disponíveis para aprendiz da sua região.
“Nosso calendário de aprendiz é bem diferente. São quatro dias práticos na empresa e um dia teórico em uma faculdade da cidade, que é basicamente um curso que prepara você para o ambiente de trabalho, apresenta temas envolvidos na área e os desafios que podem acontecer no dia a dia, nos orientando como podemos solucionar esses problemas”, disse o jovem aprendiz.
Para ele, e experiência de estar trabalhando diariamente é muito boa, pois ela prepara para o futuro, já que é uma chance de aprender na prática e conhecer como funciona o ambiente de trabalho. “Então, ao mesmo tempo, faz a gente ganha responsabilidade e vê como funciona o dia a dia todo o trabalho de verdade”, finalizou Mikael.
A empresa que contrata um Jovem Aprendiz é responsável por pagar o valor de um salário equivalente a 2/3 do Salário Mínimo e o aprendiz também tem direito a férias remuneradas, 13º salário e benefícios como vale-transporte e vale-refeição (planos de saúde dependem do acordo coletivo e de cada empresa, não é um benefício exigido por lei).
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874