Eleição na UFT: Em Arraias, professores Maria Santana e Marcelo Leineker destacam compromisso com avanços

Candidata a reitora pela chapa 28 — “Acolhimento e União” reafirma suas origens, importância da educação como transformação de vidas, e faz compromisso com comunidade acadêmica

Em agenda na cidade de Arraias, os professores Maria Santana Milhomem e Marcelo Leineker, candidatos a reitora e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), respectivamente, reforçaram o compromisso com avanços na instituição. Ex-aluna, professora e coordenadora de curso na cidade, Maria Santana ressaltou a satisfação de estar em Arraias, e falou com entusiasmo sobre os projetos e ideais da chapa 28 – Acolhimento e União.

Sempre acompanhados por apoiadores, no sábado, dia 3 de maio, se reuniram com a comunidade acadêmica e participaram da 4ª Corrida UFT de Arraias – Etapa Serras Gerais 2025. No domingo, 4, se encontraram com dezenas de professores e técnicos. E nesta segunda-feira, dia 5, visitarão novamente o campus, onde terão mais encontros com técnicos administrativos, docentes, e farão roda de conversa com alunos. “Professor Marcelo e eu temos compromissos com vocês.  Nossos professores de excelência e os técnicos muito capacitados também têm isso em mente, ou seja, de melhorar ações atuais e implementar novas iniciativas para que vocês tenham sucesso na vida. É o nosso interesse. Nosso compromisso é avançar”, afirmou, em conversa com alunos.

Ao reafirmar suas origens, a professora Maria Santana ressaltou que qualidade de ensino, assistência estudantil, moradia e valorização de professores e técnicos são alguns de seus objetivos na reitoria. “Entrei na UFT por aqui. É um orgulho estar numa cidade que me acolheu como estudante e professora. Aqui é minha origem. Fiquei mais de seis anos trabalhando em Arraias. Tenho compromisso com todos. Gosto de trabalhar, de estar junto e de participar. Não decepcionarei. Não posso decepcionar”, destacou. “Nossas propostas têm as minorias como foco também. Quase 80% da UFT é formada por negros e pessoas carentes”, complementou. 

O candidato a vice, professor Marcelo Leineker, destacou a importância de iniciativas de união da universidade com a comunidade, como a corrida de sábado. “É um evento tradicional da cidade, que movimenta e reúne pessoas deste e de outros municípios. E é mais uma entre muitas contribuições da universidade, que faz um trabalho sério de promoção da qualidade de vida e bem-estar, temas que também fazem parte dos eixos de nossa chapa Acolhimento e União”, disse.

Os desafios

Emocionada, relatou um pouco de sua experiência e reforçou o compromisso com os estudantes. “Sou a primeira filha de uma família de nove irmãos a ter doutorado. Sei como é o desafio diário de vocês virem de tão longe para estudar. Estudei entre 1995 e 1996 aqui. Sei pessoalmente, e não de ouvir falar, das dificuldades que vocês têm. É desafiador. Cada dia que eu levantava, eu me perguntava: ‘Será que vou conseguir?’. E consegui! Educação pública é por onde podemos mudar a realidade”, disse.  

“Nos representa”

Professora do curso de pedagogia da UFT em Arraias, Maria Aparecida de Matos, com a experiência de 18 anos de ensino, disse considerar que a universidade vive um momento importante com a candidatura da professora Santana e do professor Marcelo.

“Analiso que a [professora Maria] Santana é a melhor opção para a reitoria por sua capacidade, sua história e ideias para toda a comunidade. E por ser uma mulher negra e pelo fato de termos pela segunda vez uma mulher candidata na UFT, Santana faz história. A região norte nunca teve uma reitora negra. É importante para nós, enquanto movimento social. Ela, mais do que ninguém, garantirá as políticas afirmativas de bem viver e autocuidado, melhorias para a juventude negra e quilombola. Torço muito por ela”, salientou.

Fonte: Santana Marcelo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.