Na língua alemã existe uma interessante expressão idiomática que nos convida a verter um olhar para além do meio em que vivemos, que incentiva a prescrutar novas perspectivas, seja para nossa vida privada ou para a vida coletiva – über den Tellerrand hinausschauen – literalmente: olhar para além da borda do prato. É propor-se a olhar para além dos próprios horizontes, para prescrutar novas possibilidades de desenvolvimento pessoal e para a comunidade em que se vive.
Se quisermos volver um olhar para além de nosso prato, ou seja, do espaço regional em que vivemos, e desvendar possibilidades novas para nossa região, é preciso conhecer os potenciais existentes em todas as dimensões, sejam eles culturais, científicos, linguísticos, turísticos, econômicos. Nesse sentido, torna-se imperioso conhecer a história de nosso lugar. Conhecer sua origem, sua alma que o fazem ser diferente de outros, para poder pensar um desenvolvimento que não seja mera cópia do que se faz em outras paragens. Na alma do lugar reside o que o faz ser especial.
LEIA TAMBÉM: Frohe Ostern!
Em se tratando de uma região que tem sua origem, portanto sua alma, na colonização alemã, considero valiosas as iniciativas ocorridas recentemente em Porto Alegre, para as quais nós – da comissão executiva municipal para as celebrações dos 175 anos de Santa Cruz – havíamos sido convidados. Também foram convidados e participaram o atual secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, o jornalista Romar Beling e o radialista Pedro Thessing.
Participamos do Seminário Duale Ausbildung, que abordou a formação profissional dual: teórica nas escolas e experiencial em empresas ou instituições relacionadas à futura profissão. Uma modalidade há muito sedimentada na Alemanha, que propicia sólida formação para o mundo do trabalho. Foi apresentado o funcionamento do modelo, bem como exemplos do que existe no Brasil, como a escola Humbolt, em São Paulo, e, principalmente, as oportunidades profissionais advindas dessa modalidade de formação.
Também as relações entre Rio Grande do Sul e Alemanha foram abordadas. O evento contou com a presença do cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, dr. Marc Bogdahn, e foi prestigiado por entidades educacionais, empresariais, prefeitos, vereadores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Ocorreu na Escola de Humanidades da PUCRS, promovido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães CDEA, da PUC e da Ufrgs; e pela Câmara Brasil Alemanha para Indústria e Comércio (AHK RS). O evento foi coordenado e mediado pelo dr. Rafael Gessinger, subsecretário da Justiça do Rio Grande do Sul. Gessinger é muito conhecido por seus empenhos enquanto coordenador das celebrações dos 200 anos da imigração alemã (representando o governo Estadual).
LEIA TAMBÉM: Por tratamento digno e apropriado para cada espécie
No início da tarde, participamos da instalação de uma Frente Parlamentar para o fortalecimento e ampliação das relações entre o nosso Estado e os povos de Língua Alemã, a convite do proponente dessa inciativa, deputado Elton Weber. Este evento ocorreu no Memorial da Assembleia Legislativa e contou com a participação do cônsul, representantes de universidades, gestores públicos e de órgãos da cultura.
A Frente Parlamentar, com a adesão de diversos parlamentares, tem por finalidade apoiar iniciativas que buscam manter, fortalecer e ampliar relações favoráveis à cooperação entre o Rio Grande do Sul e os países de língua alemã, relações que possam gerar oportunidades de intercâmbio entre o Estado e os países com os quais sejam estabelecidas iniciativas com essa finalidade.
Para isso, foi lançado um convite ao executivo estadual e aos municípios para a construção e aprofundamento de relações, de criação de espaços de troca com os povos de língua alemã – Alemanha, Áustria, Suíça, Hungria.
Abrem-se, assim, oportunidades promissoras para as regiões rio-grandenses que cultivam a língua alemã. Eis que se apresentam possibilidades para valorizar esse e outros potenciais nossos e, com eles, volvermos um olhar über unseren Tellerrand hinaus.
LEIA MAIS COLUNAS DE LISSI BENDER
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Um olhar para dentro, outro para além appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.