A memória dos dias de calamidade

Os últimos dias têm sido amplamente dedicados a rememorar os traumáticos acontecimentos vivenciados no Rio Grande do Sul há exatamente um ano. Ao final de abril de 2024, chuvas começaram a cair em intensidade tal que logo deixaram a todos apreensivos.

As águas vieram em quantidade e com fúria sem precedentes, tirando vidas e arrastando casas, rodovias e o que mais houvesse pelo caminho. Há um ano, a capa da Gazeta do Sul do dia 3 de maio, que reproduzimos acima, estampava: “Calamidade”.

Já nos dias anteriores, e mesmo ao longo de semanas, em maio de 2024, sucediam-se cenas de terror, em diversos pontos do Vale do Rio Pardo e de todo o Estado. Nesta semana, nossos profissionais de produção de conteúdo retornaram ao cenário em que, na região, a situação foi mais impactante, em Sinimbu. Mas outras áreas também foram duramente afetadas: em Santa Cruz do Sul, na Várzea do Rio Pardinho; nas cercanias de Mariante; às margens do Rio Jacuí, em Rio Pardo; e em trechos da RSC-287, como entre Santa Cruz e Vera Cruz, e próximo a Candelária, onde o Rio Pardo saiu do leito.

Na quarta-feira, pela manhã, no programa “Estúdio Interativo”, e à tarde, em abordagem especial do programa “Rede Social, a Rádio Gazeta FM 107,9 mobilizou sua equipe para diferentes pontos de Sinimbu a fim de traduzir, para os ouvintes, a memória daqueles dias. As redes sociais do Portal Gaz repercutiram amplamente entrevistas e manifestações, com depoimentos de pessoas que se envolveram nos resgates à população acuada pela água.

Nesta edição, nas páginas centrais, o jornalista Julian Kober, com fotos de Rodrigo Assmann, dimensiona o que enfrentou, naqueles fatídicos dias de abril e maio, a comunidade do Bairro Várzea (principalmente os moradores da área conhecida como Navegantes). E fica, ao final de cada reflexão e nas palavras de especialistas, a indagação: “Estamos preparados para enfrentar algo sequer parecido com o que houve em 2024?”. Essa é uma resposta que certamente precisaremos buscar de forma coletiva.

Ao longo das próximas edições, a Gazeta seguirá repercutindo a importância dos investimentos em prevenção, bem como na plena recuperação das áreas afetadas pela enchente. Bom fíndi!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post A memória dos dias de calamidade appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.