O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, destacou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 o encaminhamento de uma proposta para que o Rio Grande do Sul possa iniciar a produção de itens dos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs). Isso seria possível, entende, mesmo enquanto os equipamentos não tiverem a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Filho de produtor de tabaco em Dona Francisca, Fantinel reforçou que seria uma forma de agregar valor à indústria local – em especial a de Santa Cruz do Sul e região –, além de valorizar os produtores e toda a cadeia. “Não faço isso em nome das empresas, mas da sociedade, que depende dos investimentos desse setor para o sustento de suas famílias”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Exportação de tabaco deve ultrapassar US$ 3 bilhões em 2025
Fantinel acrescentou que a Anvisa continua relutante quanto à liberação dos DEFs. Citou uma das demandas da Philip Morris Brasil para a regularização da cigarrilha com o tabaco aquecido. “Há estudos comprovando que o tabaco aquecido é menos nocivo”, apontou. Alertou que enquanto não há a liberação, as pessoas seguem usando material contrabandeado, que não tem regulamentação e nenhum tipo de fiscalização sanitária.
Reunião
O secretário de Desenvolvimento Social e deputado licenciado Beto Fantinel participou nesta semana de uma reunião com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o gerente de Assuntos Corporativos da Philip Morris Brasil, Cleber Silveira. O encontro teve como foco a defesa dos investimentos da cadeia produtiva do tabaco, setor de grande relevância econômica e social para o Estado.
Outro tema abordado foi o potencial de expansão da indústria com a possível regulamentação dos DEFs, amplamente consumidos por meio do contrabando. Segundo estudos apresentados na reunião, a proibição atual tem levado o País a perder bilhões de reais em arrecadação, além de fortalecer o mercado ilegal.
A legalização poderia representar um novo ciclo de investimentos na fábrica da Philip Morris em Santa Cruz. Para Fantinel, o momento exige coragem e diálogo técnico para repensar modelos regulatórios.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Secretário estadual de Desenvolvimento Social defende produção de itens dos DEFs appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.