
As falas, posicionamentos, conteúdos criados nas redes, agendas políticas e principalmente relações ou afastamentos vão ser decisivos nos próximos meses para a consolidação do cenário e dos palanques de 2026.
O governador Wanderlei Barbosa, protagonista no cenário de definições, tem dito que não quer mais comentar sobre antecipações de 2026 e que não vai tirar o foco do governo e das ações institucionais. Ele mantém o bom tratamento aos aliados da gestão e tem corrido atrás de resolver as questões e demandas do Estado.
Os pré-candidatos agora irão fazer suas estratégias nas bases e nos municípios e devem intensificar suas caminhadas e busca por defensores de seus nomes, sejam prefeitos ou vereadores.
As posições e posturas vão definir quem vai agregar mais e como ficará o desenho final dos grupos.
Estão como pré-candidatos ao Palácio: Amélio Cayres, do Republicanos, Professora Dorinha, da Federação União Progressista e Laurez Moreira, do PDT.
Ao Senado estão como pré-candidatos até o momento Eduardo Gomes, Irajá, Vicentinho Júnior, Carlos Gaguim, Alexandre Guimarães, dentre outros cotados também para a disputa pelas duas vagas.