
Maju Cotrim
Maio começa no mesmo clima de especulações e “disse que me disse” muitas vezes nem confirmado sobre a montagem do cenário para 2026. Oficialmente, quando procurados pela Gazeta, os políticos de todos os grupos se manifestam pregando cautela e negando supostas especulações que, mesmo assim, não deixam de surgir dia após dia.
As expectativas e ansiedade fazem com que pingos virem letras, com que gestos sejam vistos como definitivos e com que quem sendo foi aliado passe a ser visto de forma diferente. Os bastidores apontam todos os dias supostos elementos que podem alterar a formação do cenário e ainda há muita coisa para acontecer.
São muitas variáveis e decisões a serem tomadas, a maioria delas só serão concretizadas em 2026. Nas últimas semanas os fatos foram marcados pela movimentação do grupo dos prefeitos das cinco maiores cidades, a formação da federação do UB com o PP, as movimentações dos pré-candidatos ao Senado inclusive do senador Eduardo Gomes que fez aniversário com forte componente político além de declarações dos que estão com nomes colocados na disputa. A aproximação cada vez maior do presidente da Assembleia, Amélio Cayres, e do governador Wanderlei Barbosa, sempre juntos nas agendas institucionais, também reforça a parceria dos dois.
As composições das majoritárias contam com várias possibilidades e variáveis e isso não é algo que se resolva sem muito diálogo e construção política! Os grupos se movimentam buscando preferências na formatação das chapas.