O mercado europeu teve um excelente desempenho, cresceu 10,1% em 2024, especialmente nos países líderes em vendas, Itália, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido; veja mais detalhes nesta edição da Coluna do Raul!
Os emplacamentos de motocicletas em cinco dos maiores mercados europeus atingiram 1.155.640 unidades em 2024. Isso representa um aumento de 10,1% em comparação com 2023 (1.049.898 unidades). Esses dados demonstram que a demanda continua em alta e a moto segue como mais uma excelente opção de veículo.
Os números de licenciamentos de motocicletas aumentaram em relação a 2023 na Alemanha, chegando a 248.618 unidades (16,3%). Já na Espanha, foram 229.685 motos vendidas, crescendo 14,2%. No caso da Itália foram 352.294 emplacamentos (10% a mais).

Porém na França o crescimento não foi tão expressivo, foram 214.049 unidades (crescimento de 3,5%). Assim como no Reino Unido, onde as 110,994 motos comercializadas significaram 2,7% de aumento. Contudo, todos os países mostraram uma tendência ascendente.
Coluna do Raul: ciclomotores aceleram mercado europeu
Os dados de vendas dos ciclomotores atingiram um total de 180.591 unidades comercializadas nos seis maiores mercados europeus desse segmento. São eles: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha. Esse volume de vendas representou uma redução de 6,5% em comparação com o ano passado, com 193.145 emplacamentos.
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A Itália terminou o ano de forma muito positiva, com um aumento nas vendas de ciclomotores, atingindo 22.301 unidades, 19% a mais; já a Bélgica seguiu praticamente estável com 30,716 unidades, queda de 0,2%, sem mudanças significativas em comparação a 2023.

Os outros países tiveram uma redução anual no registro de ciclomotores, apesar de um bom aumento no final de 2024: Alemanha (14.790 unidades, menos 16,1%), França (65.978 unidades, menos 12,5%), Espanha (14.574, queda de 12,0%) e Holanda (32.232 unidades, menos 5,3%).
Mobilidade urbana e sustentabilidade
O forte crescimento nas vendas de motocicletas nos maiores mercados da Europa em 2024 demonstra o crescente apelo do motociclismo para a mobilidade urbana e o lazer também.

No entanto, devemos reconhecer que uma parte consistente desse crescimento está totalmente ligada aos emplacamentos de última hora por causa da alteração do padrão de emissões para Euro5+, que foi totalmente introduzido em 1º de janeiro de 2025. Assim sendo, deveremos ter uma correção de rota do mercado no primeiro semestre de 2025, pois muitas vendas foram antecipadas para dezembro de 2024.
Fazendo uma pequena analogia ao mercado brasileiro, também tivemos uma alta bastante consistente em 2024, porém não está ligada a uma mudança nas leis de emissões. Em nosso caso, 2025 deverá ser ainda melhor e com expectativa de novo recorde de licenciamentos!
*Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.