Fenachim celebra tradições, família e superação; veja programação desta sexta-feira

A festa que reúne amigos tem sabor de tradição.” Como diz a estrofe da música-tema, a Festa Nacional do Chimarrão começou com o pé direito. Ou melhor, com a mão direita, que estendeu o chimarrão passado entre as pessoas. Esse foi o gesto dessa quinta-feira, 1º, acompanhado de sorrisos e alegria por todos os lados no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, quando ocorreu a abertura da 17ª edição da festa. 

Famílias, amigos e visitantes de diversos lugares do Estado prestigiaram o primeiro dia da Fenachim, quando também houve solenidade de abertura, que contou com diversas autoridades federais, estaduais e regionais – entre elas, o governador Eduardo Leite. Os discursos enalteceram a retomada do evento, que foi cancelado em 2024 exatamente no dia 1º de maio, quando tudo estava preparado e teve que parar em razão da enchente que assolou o Estado.

LEIA MAIS: Fenachim marca retomada e reforça a resiliência do povo do Rio Grande do Sul

O presidente da 17ª edição, Vilmar de Oliveira, enfatizou que a Fenachim deste ano traz a simbologia da resiliência e gratidão, após a catástrofe climática de 2024. “As adversidades nos obrigaram a cancelar a festa no ano passado, quando o momento era de união e solidariedade. Por isso, nesta edição também precisamos destacar a esperança, o voluntariado e a força do povo que está unido pelo futuro.” 

Avanços ao longo dos anos

O deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio, Airton Artus, lembrou da criação do Parque do Chimarrão e da Fenachim pelo então prefeito Almedo Dettenborn em 1986. E reconheceu os chefes do Executivo subsequentes que, a cada edição, têm melhorado a festa que, segundo ele, é do povo.

O prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa, na mesma linha, evidenciou os avanços do município ao longo dos anos. “Venâncio completa 134 anos de trabalho, dedicação e resiliência. E isso tem sido a marca do último ano no Estado. Por isso, nesta oportunidade, agradeço ao governo estadual por todas as parcerias em projetos para Venâncio.”

LEIA TAMBÉM: Mais de 4 mil ingressos já foram vendidos para os shows nacionais da Fenachim

O governador Eduardo Leite reforçou a retomada e a recuperação do Estado a partir da união e força dos gaúchos. “Ser governador do Rio Grande do Sul me envaidece, porque este Estado ajuda a desenvolver o País. Ao longo dos últimos seis anos em que fui governador, enfrentamos uma crise fiscal, pandemia, enchentes, estiagens, entre tantos outros problemas. E cada desafio nos deu mais força, capacidade e sabedoria. Eles não enfraquecem o Estado, o gaúcho sempre sai mais forte e corajoso. Ele é forjado na luta”, disse Leite. 

Clima ameno foi propício para ida ao parque

Junto com o esposo Leandro Paulo Rabuske e o filho Vicente Lehmen Rabuske, a analista administrativa Tatiani Beatriz Lehmen, 41 anos, aprovou os atrativos da 17ª edição. Segundo ela, o dia estava propício para o passeio em família.

Tatiani, Leandro e o filho Vicente aproveitaram o feriado e o dia ensolarado no parque

“Aproveitamos o feriado para vir passear, junto com o Vicente, que vem pela primeira vez à Fenachim. Gostamos muito da festa, a cada edição sempre tem algum atrativo a mais, alguma novidade. E o dia está lindo, com um belo sol, perfeito para tomar um chimarrão”, disse Tatiani. Acrescentou que o chimarrão é companheiro diário na rotina da família e também no trabalho.

Galpão Pedro Schwengber

Após a solenidade oficial de abertura da 17a Fenachim, as autoridades realizaram o ato inaugural do Galpão Pedro José Schwengber. O espaço abrigará a Escola do Chimarrão, que Schwengber fundou e presidiu por mais de 20 anos. Contará com o desenvolvimento e apresentação de projetos ligados à cultura do chimarrão e iniciativas de escolas,entidades e propagadores da cultura. Pedrão, como era conhecido, faleceu em 2023, deixando um legado de difusor mundo afora da bebida símbolo do gaúcho.

Veja programação desta sexta

  • 14 horas – Abertura oficial do Pavilhão Agropecuário Sicredi
  • 15 horas – Encontro da União dos Vereadores do Estado (auditório)
  • 18 horas – Sovaco de Cobra (Palco Gastronômico)
  • 18 horas – Grupo Tagarrado (Lonão)
  • 19 horas – Torneio de Canastra, Poker e Sinuca (Palco Super Lenz)
  • 19h30 – Marcello Caminha (Palco Gastronômico)
  • 20h30 – Acústicos e Valvulados (Lonão)
  • 23 horas – Banda Barbarella (Lonão)

Com uma intensa programação cultural, artística, comercial e de lazer, a 17ª Fenachim ocorrerá até este domingo a 4, e na próxima semana, de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. O ingresso para acessar o parque custa R$ 20,00, exceto no domingo, 11, quando a entrada é gratuita até as 15 horas. 

LEIA TAMBÉM: Pavilhão Agropecuário valoriza o setor rural na 17ª Fenachim com mais de 30 espaços

Neste fim de semana, ocorrem as primeiras apresentações nacionais da festa deste ano. Nesta sábado, 3, à noite sobem ao palco no Ginásio Poliesportivo a dupla sertaneja Diego e Víctor Hugo e o cantor de rap Livinho. No domingo, 4, será a vez da cantora gospel Thaiane Seghetto se apresentar no Palco Gastronômico. Na próxima semana, no sábado, 10, o grupo de samba e pagode Raça Negra apresentará os sucessos dos 40 anos de carreira, no Poliesportivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Fenachim celebra tradições, família e superação; veja programação desta sexta-feira appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.