Fenachim marca retomada e reforça a resiliência do povo do Rio Grande do Sul

Após o adiamento por um ano devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) volta a ocorrer em Venâncio Aires. Em sua 17ª edição e chegando a mais de 40 anos, o evento aposta em um novo modelo de organização, com sete feiras setoriais, reforço na estrutura do parque, alto número de atrações e mais de 400 expositores para atrair o público para o Parque do Chimarrão.

O evento ocorrerá de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, e a expectativa da organização é ultrapassar os 145 mil visitantes registrados na última edição, em 2022. A rainha Marina Severo Jantsch, as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila, o prefeito Jarbas da Rosa e integrantes da comissão organizadora visitaram na tarde dessa quarta-feira, 30, a Gazeta Grupo de Comunicações para divulgar as atrações.

LEIA MAIS: Governador confirma presença na abertura da 17ª Fenachim

A tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul no ano passado teve impacto direto na economia local e na agenda de eventos do interior gaúcho. O vazio de 2024 foi explicado pelo prefeito Jarbas da Rosa como oportunidade para redesenhar o projeto da Fenachim, onde a reorganização do espaço não se restringe à estética ou à comodidade, mas até mesmo a logística da festa foi revista.

Um dos focos foi garantir protagonismo a Venâncio Aires, seus empreendedores e suas entidades representativas, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. “O evento deste ano é o reflexo da nossa resiliência”, disse o prefeito em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 durante o programa Rede Social na tarde dessa quarta.

O prefeito lembrou que exatamente há um ano, a cidade estava ilhada pela água e a abertura da festa precisou ser cancelada na véspera. “Ainda estamos em reconstrução, mas queremos mostrar ao Rio Grande do Sul nossa capacidade de superação e as potencialidades econômicas de Venâncio Aires.”

LEIA TAMBÉM: Copa Fenachim será realizada válida para o Ranking Gazeta

A rainha Marina Severo Jantsch destaca a superação em organizar a festa. Segundo ela, é a oportunidade para muitos moradores da cidade e também do Estado reescrever a sua história. “É uma Fenachim da superação, que foi trabalhada com muito carinho. E nesse ano a gente está se preparando bastante”, afirma. “Nós temos mais expositores, muitas pessoas trabalhando em favor da nossa festa; então, acredito que esse é um dos principais pontos. As pessoas precisam escrever novas páginas, histórias bonitas, e a nossa festa vai estar lá pronta para receber a todos os visitantes.”

As atividades nesta quinta-feira começaram às 10 horas, com abertura oficial às 15 horas, no Chimarródromo. O público poderá acompanhar a recepção de autoridades locais e estaduais – entre elas, o governador Eduardo Leite; a presença das soberanas da festa e do mascote Venancito; a apresentação da Clube Orquestra de Venâncio e o brinde de chimarrão, que marca o início da programação.

LEIA TAMBÉM: Pavilhão Agropecuário valoriza o setor rural na 17ª Fenachim com mais de 30 espaços

O evento também contará com shows regionais e nacionais de destaque. Até o início desta semana, mais de 1,7 mil ingressos foram vendidos para a apresentação de Diego & Victor Hugo + Livinho, marcada para sábado, no Ginásio Poliesportivo. Já o show do grupo Raça Negra, que celebra 40 anos de carreira e ocorrerá no dia 10 de maio, contabiliza mais de 2,4 mil ingressos vendidos.

O elemento principal da Fenachim também estará presente, com um local voltado para o chimarrão, onde também estará a Escola do Chimarrão ensinando o público a fazer o preparo da bebida típica. As soberanas destacam que a festa deste ano terá como um dos marcos o lançamento do Galpão Pedro José Schwengber, onde a escola vai funcionar. Desse modo, os visitantes que passarem pelo local terão a oportunidade de conhecer até 36 modelos diferentes de chimarrão e também curiosidades.

Mobilização

Várias comissões participam da organização da 17ª Fenachim, mobilizando voluntários e representantes de entidades civis. O prefeito Jarbas da Rosa destaca que o envolvimento comunitário é uma das marcas do evento. “É uma festa feita por muitas mãos, e isso se reflete na força que ela tem ao longo dos anos.” As soberanas enfatizaram que toda a programação do evento está listada no site e nas mídias sociais da Fenachim, onde podem ser conferidas as atrações dos nove dias de feira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Fenachim marca retomada e reforça a resiliência do povo do Rio Grande do Sul appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.