Com 90 casos de dengue, Santa Cruz intensifica medidas de prevenção

Mesmo com a baixa nas temperaturas, a Região Sul do Brasil apresenta uma das maiores incidências de dengue. Conforme o 9º Informe Semanal de 2025 do Ministério da Saúde, atualizado no último dia 23, a região soma mais de 116 mil casos prováveis da doença. Em Santa Cruz do Sul, já são 90 pacientes confirmados neste ano. O município acumula mil notificações. Destas, 862 foram descartadas e 44 estão em investigação. Os dados são do painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde.

Os bairros com maior incidência de casos em Santa Cruz são o Faxinal Menino Deus, Centro, Santa Vitória, Dona Carlota, Bom Jesus e Arroio Grande. Conforme a supervisora de Endemias da Vigilância e Ações em Saúde, Diana Faber, os números diminuíram em relação ao ano passado. “Eu acredito que seja por conta das ações que temos realizado durante todo o ano e a conscientização da população”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Campanha de vacinação contra a gripe enfrenta baixa adesão em Santa Cruz 

Diana destaca a importância das ações voltadas à prevenção

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito em março, abrangeu 2.482 imóveis e apontou 389 amostras positivas para o Aedes. O próximo trabalho deve ser finalizado em 7 de maio. Buscando dar ênfase na orientação, Diana explica que a equipe realiza visitas domiciliares, verificando possíveis focos nas casas e promovendo atividades de conscientização entre a população. 

Além das visitas domiciliares, também é feita a aplicação do inseticida. Uma das mais recentes ocorreu no Bairro Margarida, após a área registrar o segundo maior número de amostras positivas para o mosquito transmissor da dengue no último LIRAa. Após a finalização do novo levantamento, será estudada a possibilidade de aplicação em outros bairros.

Verificação deve ser feita com frequência

Para conter a ocorrência de focos, Diana pede para que a população verifique o pátio de casa pelo menos uma vez por semana. Ela ressalta o cuidado com pratos e vasos de flores, caixas d’água, pneus, piscinas, folhas de árvores e outros itens que possam armazenar água parada. 

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo recebe mais de 30 mil doses da vacina da gripe

A supervisora orienta que os moradores atendam à solicitação dos agentes de endemias para entrar em suas casas, mas não dependam apenas das visitas para realizar o trabalho de prevenção. “Muitas pessoas esperam a gente retornar para verificar a situação dos pátios, mas isso tem que ser feito por eles mesmo com frequência”, completa.

Colaborou Lucas Malheiros

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Com 90 casos de dengue, Santa Cruz intensifica medidas de prevenção appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.