
Em uma visita carregada de simbolismo e reconhecimento, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, retornou nesta terça-feira, 29, à Câmara Municipal de Palmas — casa legislativa onde iniciou sua trajetória política como vereador (1997 a 2001 / 2001 a 2003) e foi eleito presidente.
Recebido pelo atual presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa, e por parlamentares de diferentes partidos e regiões da cidade, o senador foi homenageado com falas de apoio, gratidão e reconhecimento ao seu trabalho em Brasília (DF) e ao seu compromisso histórico com Palmas e com o Tocantins.
Ao longo da reunião, diversos vereadores fizeram questão de destacar a atuação de Eduardo Gomes como uma liderança de diálogo, sensível às demandas locais e com forte presença em todos os 139 municípios tocantinenses.
“Ele nos representa muito bem. É muito bom esse relacionamento, e o senhor sabe disso, já foi vereador. O para-choque está aqui, de todos os bairros. Quero parabenizar por esse destaque que o senhor sempre teve na política e, hoje, nos representa ainda mais como vice-presidente do Senado. Conte sempre com a gente”, afirmou o vereador Márcio Reis.
O vereador Alex Mascarenhas ressaltou o protagonismo do senador na articulação de recursos federais para Palmas. “Tivemos uma fala rápida com o prefeito Eduardo [Siqueira Campos], e ele nos disse que serão R$ 5 milhões em emendas para a construção do Centro de Educação Inclusiva Sarah Gomes. Palmas ficou anos sem ligação com a bancada federal. Isso está mudando com seu apoio e sem revanchismo político”, destacou.
A importância da atuação de Eduardo Gomes em prol das regiões mais carentes da Capital também foi destacada pelo vereador suplente em exercício Nonatão da 4, que pediu apoio para a construção da ponte que ligará a NS-10 ao Setor Bertaville. “É uma obra que vai salvar vidas e desenvolver a região sul. O senhor sempre foi votado ali, e pode contar comigo”, assegurou.
A vereadora Professora Iolanda Castro lembrou o vínculo histórico de Eduardo Gomes com o estado. “Se buscar na sua história, o senhor é Tocantins. Sempre foi presente, sempre esteve nas pautas do povo. Tem sido muito digno”, pontuou.
Já o vereador Juarez Rigol reforçou a necessidade de apoio para a construção do Hospital Universitário de Palmas, destacando a capacidade do senador em liderar essa bandeira. A sensibilidade de Eduardo Gomes também foi reconhecida pelo vereador suplente Manoel Bonfim, ao mencionar o envio de emendas para o Hospital do Amor. “Aquilo foi feito por amor. E muitas pessoas não saberão disso, mas eu vi que o senhor é sensível ao ser humano”, observou.
O vereador Dian Carlos declarou: “O senhor pra mim é um modelo de político. Nunca vi o senhor em palanque xingando ninguém. Isso é fundamental pra quem está começando na política”.
A vereadora Karina Café, por sua vez, reafirmou apoio irrestrito. “Sempre votei no Gomes. Pode contar comigo sempre. E não é porque sou sua amiga, mas porque o senhor tem capacidade”, assegurou.

Gratidão e compromisso
Em sua fala, o senador Eduardo Gomes emocionou-se ao relembrar seu pai, destacando os ensinamentos de humildade e simplicidade que o acompanharam desde a infância. Ele também falou da amizade com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e ressaltou a origem pioneira de grande parte da população do estado.
“Voltar a esse local é como voltar pra casa. Aqui aprendi os primeiros passos da vida pública e a compreender, na prática, a importância do diálogo, da escuta e do compromisso com a comunidade. Fico profundamente grato pelo apoio de cada um dos senhores e senhoras, pelas palavras generosas e, sobretudo, por me permitirem continuar essa parceria com Palmas. Estou à disposição, no Senado e onde mais for chamado, para trabalhar por essa cidade que tanto amo”, afirmou.
O senador concluiu dizendo que o Tocantins “deve ser o único estado que tem tantos pioneiros orgânicos. Todo mundo aqui mesmo, desde criança, viu o Tocantins nascer. E é com esse espírito de pertencimento que sigo trabalhando”.