
Atendendo a um pedido dos prefeitos da região do Bico do Papagaio, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) cobrou da Agência Nacional de Águas (ANA) a continuidade do monitoramento da qualidade da água do Rio Tocantins pelo menos até o fim da temporada de praias. A solicitação inclui a realização de medições semanais e a divulgação pública dos resultados, garantindo mais segurança para banhistas e mais transparência para toda a população.
O pedido foi apresentado durante reunião realizada nesta terça-feira, 29, com o diretor-geral da ANA, Marcelo Medeiros, que contou também com a presença da superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Ana Paula Fioreze, da coordenadora de Qualidade de Água e Enquadramento, Ana Paula Montenegro, e da assessora especial de Assuntos Parlamentares, Tathiana Noleto.
A preocupação se intensificou após a queda da ponte Juscelino Kubitschek, ligação entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que resultou na submersão de três caminhões no rio, transportando juntos 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas. Segundo informações técnicas da ANA, os tanques com produtos químicos permanecem submersos e, devido à forte vazão do rio — atualmente em torno de 3.000 m³/s —, ainda não foi possível realizar a retirada segura dos materiais. Algumas bombonas já percorreram mais de 300 quilômetros rio abaixo.
Apesar da gravidade da situação, a ANA informou que todas as medições realizadas até o momento indicam boa qualidade da água do Rio Tocantins. Além disso, a maioria das bombonas permanece intacta, sem registro de vazamentos, o que tem contribuído para evitar impactos ambientais mais graves.
“A nossa prioridade é garantir que as famílias que frequentam as praias do Tocantins possam aproveitar a temporada com segurança e tranquilidade. Estamos vigilantes e cobrando providências para proteger nosso Rio Tocantins”, destacou Ayres.
A ANA, em parceria com o DNIT e o Ibama, já vinha realizando ações de monitoramento. Com a solicitação do deputado, a expectativa é de que o acompanhamento seja ainda mais rigoroso e que a divulgação dos resultados seja feita de forma periódica para assegurar a transparência das informações à população.