No aniversário de Gomes, Eduardo Siqueira destaca amizade, fala em construção para o Senado em 2026 e analisa fusão com o PSDB

Durante o aniversário do senador e 1º vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, comemorado nesta segunda-feira, 28, na Fazenda da Esperança Feminina, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), concedeu entrevista à Gazeta do Cerrado e abordou temas relacionados à amizade de décadas com o senador, à importância da união política e aos rumos eleitorais para 2026.

Fusão

Em relação à fusão partidária entre o Podemos e o PSDB, Eduardo Siqueira disse confiar no discernimento da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. Ele afirmou que, no Tocantins, não vê grandes entraves para a união dos partidos e deixou claro que sua prioridade é a administração de Palmas: “Não penso [em assumir presidência partidária], eu já assumi a prefeitura. Tenho que pensar na administração”.

Eduardo Siqueira reforçou dois pontos inegociáveis para o futuro do partido: “Nós vamos ser solução e não problema para o Podemos no Brasil. E mais: não abriremos mão do nome e nem do número do Podemos. Nome e número permanecerão”, declarou.

O prefeito também reforçou a necessidade de distinguir o momento atual como um tempo de união e diálogo, deixando a disputa eleitoral apenas para o próximo ano. “A eleição acaba, o senador diz que há Tempo de união este ano, tempo de eleição o ano que vem. Vamos separar as coisas e vamos caminhar. Palmas precisa disso”, afirmou o prefeito.

Questionado sobre a formação de alianças para 2026, especialmente após já ter declarado apoio às pré-candidaturas de Dorinha Seabra ao governo e de Vicentinho Júnior ao Senado, Eduardo Siqueira preferiu adotar um tom de cautela. “Em primeiro lugar, eu penso no Estado. Temos que ver a definição das chapas majoritárias, existem federações e fusões sendo constituídas. Eu prefiro dar passos de acordo com o que for apropriado para o momento”, explicou.

Sobre as duas vagas ao Senado, para a qual o nome de Eduardo Gomes é cotado, o prefeito foi diplomático: “Tudo é construção. Cada situação é uma situação”.

Siqueira ainda destacou a simbologia da escolha do local da comemoração — a Fazenda da Esperança — e a relação do espaço com a história do Tocantins e de seu pai, Siqueira Campos. “O senador foi muito feliz ao escolher a Fazenda Esperança, porque isso aqui é uma obra que nos remete a Siqueira Campos, é uma volta às origens, é uma humildade”, disse.

O aniversário do senador Eduardo Gomes reúne o governador Wanderlei Barbosa, a primeira dama Karynne Sotero, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres e vários deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

Das maiores cidades estão Eduardo Siqueira, de Palmas; Wagner Rodrigues, de Araguaína, Josi Nunes de Gurupi e Celso Morais de Paraíso do Tocantins. A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho e de várias outras cidades também esteve presente.

O evento já arrecadou mais R$ 300 mil reais em prol da Fazenda da Esperança feminina na Capital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.