Reunião entre Sintet e prefeitura de Rio dos Bois marca avanço no diálogo de pautas importantes para a educação

Na manhã da última sexta-feira, 25 de abril, o presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson, participou de uma reunião com a gestão municipal de Rio dos Bois para tratar de demandas da categoria da educação. O encontro representou um marco no diálogo entre sindicato e prefeitura, encerrando um hiato de mais de quatro anos sem mesa de negociação no município.

A reunião foi solicitada pelo Sintet ainda em janeiro deste ano, por meio de ofícios que tratavam do reajuste do piso salarial e do aumento para os demais funcionários das escolas em 2025. Um dos principais pontos discutidos foi o pagamento de um retroativo referente a 2023, cuja negociação iniciou com a atual gestão. Na ocasião, o prefeito Joel Rufino propôs a quitação do valor — que ultrapassa R$ 138 mil — em três parcelas de pouco mais de R$ 45 mil, com início a partir do salário do mês de abril.

Encerrada essa pauta pendente desde 2023, a reunião avançou para o reajuste do piso salarial de 2025. A prefeitura se comprometeu a encaminhar ao Sintet a documentação referente à modulação da educação e à folha analítica de pagamento, permitindo a realização de um estudo contábil e financeiro sobre a viabilidade da aplicação do novo piso já no mês de junho. O mesmo se aplica ao reajuste dos demais funcionários das escolas.

Além dessas discussões, um dos pontos de destaque foi a garantia, por parte da gestão municipal, do direito à jornada de 40 horas para os profissionais da educação. A medida atende a uma decisão judicial favorável ao Sintet, que reconhece o direito dos professores efetivos de ampliarem sua carga horária de 20 para 40 horas semanais.

Para o presidente do Sintet Regional de Miracema, a reunião com a nova gestão municipal foi produtiva e sinaliza um caminho aberto para o diálogo e o avanço nas pautas da educação. “Retomamos uma mesa de negociação que estava fechada há mais de quatro anos. Acreditamos que até junho conseguiremos implementar o reajuste da categoria e também discutir o retroativo a janeiro de 2025”, avaliou Iata Anderson.

A expectativa é de que novas reuniões ocorram em breve, dando continuidade ao processo de negociação e ao fortalecimento das garantias dos trabalhadores da educação no município de Rio dos Bois.

Fonte: Sintet 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.