Sicredi adquire área do antigo Sanatório Kaempf e estuda possibilidades

Durante Assembleia-Geral Ordinária na noite da última sexta-feira, 25, o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, anunciou que a cooperativa está adquirindo a área do antigo Sanatório Kaempf. A área de 24 hectares está localizada ao lado da sede administrativa do Sicredi, às margens da RSC-287, próximo ao trevo que dá acesso a Rio Pardinho e Sinimbu. O valor da compra é calculado em cerca de R$ 6 milhõse.

Entre 1889 e 1999, funcionou no espaço o sanatório fundado pelo alemão Eduard Kämpf, conhecido também como Clínica Vida Nova, que atendeu mais de 100 mil pessoas. O local está inserido no Cinturão Verde, sendo um ponto importante para a preservação ambiental. Nos últimos anos, o terreno pertencia ao Grupo Dom Alberto, que chegou a planejar construir um campus e residencial no local, com investimento de R$ 68 milhões. Contudo, por questões da organização, não conseguiu colocar o projeto em prática.

LEIA TAMBÉM: Livro de José Alberto Wenzel recupera o legado do Sanatório Kaempf

Segundo Heitor Petry, a situação se transformou em uma oportunidade para o Sicredi, visto que a área fica ao lado de sua sede administrativa. Agora, estão sendo estudadas as possibilidades para o local. Além da expansão das estruturas da cooperativa, o presidente cita a possibilidade de instalar um parque no terreno, visando a preservação do Cinturão Verde, uma das prioridades da aquisição. Também são pensadas iniciativas que preservem a história do espaço, que prestou serviços de saúde à comunidade por mais de um século.

“Temos uma necessidade, sim, de um espaço maior aqui, para acomodar nossas estruturas. Mas, certamente, boas ideias poderão ser colhidas, também, que podem ser implementadas neste espaço. Estamos felizes porque ele é o resultado de uma negociação e de uma avaliação muito profunda após a tomada de decisão”, frisa Petry.

LEIA TAMBÉM: Antiga Clínica Vida Nova: um patrimônio do passado com futuro incerto

Segundo o presidente da instituição, a aquisição já era discutida há tempo, passando por conversas, negociações e avaliações com a equipe, o Conselho de Administração, a diretoria e técnicos. “O prédio está bastante danificado, mas estruturalmente ele ainda está muito bem constituído. Então, vamos agora trabalhar para transformar esse espaço da melhor forma possível”, resume.

Colaborou Ike Kühn

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Sicredi adquire área do antigo Sanatório Kaempf e estuda possibilidades appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.