As pessoas são ensinadas, desde cedo, a escolher um caminho profissional e a segui-lo com dedicação. No entanto, há quem sinta o desejo de explorar outras possibilidades profissionais durante a vida. A trajetória profissional de Daniela Gruendling, de 44 anos, foge do roteiro tradicional. Terapeuta ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsia), em Santa Cruz do Sul, ela também é poeta, professora de yoga e sommelier de cerveja. Seu caminho é marcado pela curiosidade e desejo constante de explorar novas possibilidades.
Em 2000, Daniela ingressou no curso de Biologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Por lá, ficou por um tempo, até entender que não estava satisfeita com aquela graduação. Uma tia apresentou-lhe a terapia ocupacional, que passou a cursar em 2002. Daniela nunca ouvira falar da profissão, mas ficou animada com a gama de atuações possíveis na área.
LEIA TAMBÉM: Vereadora conquista prêmio nacional por lei de Santa Cruz
Após se formar, em 2006, começou a trabalhar em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) onde havia estagiado. Ainda em Curitiba, atuou em uma escola inclusiva. Anos depois, em 2009, foi chamada através de um concurso em Santa Cruz do Sul para atuar no Capsia, onde se mantém até hoje, atendendo crianças e adolescentes. Além de trabalhar com oficinas terapêuticas, Daniela também busca inserir atividades artísticas.
Suas experiências não param por aí. Além de terapeuta ocupacional, Daniela é poeta. O gosto pela escrita iniciou-se na adolescência, quando abordava seus sentimentos e sofrimentos através de poemas. Na época, sua principal inspiração era o poeta e professor brasileiro Augusto dos Anjos. Com o tempo, foi aprimorando a escrita, acrescentando o viés feminista. “Entendo que é um texto curto, mas se pode expressar muitas coisas.”
LEIA TAMBÉM: Patrícia Nichterwitz: protagonismo no agronegócio
Após a publicação de um de seus textos, Daniela foi incentivada pela irmã a produzir um livro de poemas. E assim nasceu sua primeira obra, Universo impermanente, poesias de finitude amor e cura, lançada em 2021, com 83 poemas. Em 2023, ela lançou o livro Na cadência da minha pulsação, com 122 poemas. A obra mais recente pode ser adquirida na livraria Iluminura, no Restaurante Folie e no Agridoce Tap Room.
Ambos os livros contam com escritas sobre o seu processo de vida, poesias sobre sentimentos, amor, empoderamento e outras questões pertinentes à poeta. “É o que me toca, o que me dá vontade de escrever.” Além da escrita, Daniela aprecia a troca com seus leitores. Ela se diz encantada quando recebe o retorno de alguma pessoa que leu seu livro, contando sobre sua interpretação.
LEIA TAMBÉM: Elas: unhas naturais, clássicos e cores
Por trabalhar na área da saúde mental, Daniela acredita na ligação entre o autoconhecimento e a escrita. “Olhando para mim, às vezes também consigo ajudar aquele outro que sofre, consigo trazer para o meu processo de terapia.” Inclusive, outros profissionais da psicoterapia já levaram seu livro para os atendimentos, buscando ler as poesias para os pacientes e promover trocas de percepções.
Buscando novas oportunidades
Junto à terapia ocupacional e à poesia, Daniela possui outras ocupações. Ela é professora de yoga, tendo se especializado com uma pós-graduação realizada em Curitiba. Hoje ela atua apenas com uma turma de amigas, para não perder a prática da atividade física. A santa-cruzense ainda é sommelier de cervejas. Ela realizou um curso em 2021 e atua na área como juíza de concurso cervejeiro.
Além de se manter no ramo da terapia ocupacional, Daniela cogita lançar um novo livro futuramente, reunindo as ideias e escritas que mantém no celular. Ela também deseja continuar se aprofundando em outras áreas e seguir em contato com culturas diferentes através de viagens. O meio de contato de Daniela é pelo Instagram, através do @danigruendling.
LEIA MAIS DE ELAS
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Múltiplas versões de Dani: um caminho marcado pela curiosidade e novas possibilidades appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.