Paraíso realiza mobilização do projeto ‘Foco no Fogo’ para conscientizar e fortalecer o combate às queimadas no Tocantins

O município de Paraíso do Tocantins foi o ponto de partida para mais uma etapa do projeto Foco no Fogo, iniciativa do Governo do Estado do Tocantins voltada à educação ambiental e à prevenção de incêndios florestais. Com forte mobilização entre os dias 22 e 24 de abril, as ações de conscientização foram intensificadas em escolas estaduais e municipais, comunidades rurais e residências da cidade.

A operação contou com o apoio da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a gestão do prefeito Celso Morais e do vice-prefeito licenciado Ubiratan Carvalho. A parceria entre município e estado fortalece a mobilização, viabilizando a logística e garantindo a participação das comunidades, além de ampliar o alcance da mensagem de conscientização ambiental.

“Essa é uma causa que envolve toda a sociedade. Nosso compromisso como gestão é trabalhar em conjunto com o Estado e demais instituições para proteger o nosso meio ambiente, prevenir tragédias e educar as futuras gerações”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Medeiros, durante uma das ações.

As atividades envolveram rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e visitas domiciliares com orientações sobre os perigos das queimadas e como evitá-las. A equipe técnica, formada por diversos órgãos estaduais e federais, passou por capacitação oferecida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), garantindo abordagens mais eficazes e empáticas com os moradores.

Uma das palestras de destaque aconteceu na Escola Estadual Deusa Moraes, onde estudantes e educadores participaram ativamente das discussões sobre os impactos das queimadas e a importância da preservação ambiental. A ação teve grande repercussão entre os jovens, que foram incentivados a se tornarem multiplicadores da conscientização em suas comunidades.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lidera a iniciativa, com o apoio de instituições como o Detran, o Naturatins, o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, o Ibama/Prevfogo, a Energisa, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Dnit. Em Paraíso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou ativamente da coordenação local das ações.

Para o coordenador de Gestão Ambiental de Paraíso, Jakssael Pablo, a integração entre os diferentes níveis de governo e a população é o caminho mais eficaz para resultados duradouros. “A conscientização ambiental não é feita em um único dia, ela precisa ser contínua, e estamos comprometidos com essa construção”, afirmou.

Além de Paraíso do Tocantins, os municípios de Rio dos Bois, Itaporã e Pequizeiro também estão recebendo as equipes do projeto, que segue seu cronograma com o objetivo de reduzir os focos de incêndio e promover uma nova cultura de preservação ambiental em todo o Estado.

Texto: Divulgação Sema, com informações da Semarh

Fotos: Divulgação/Sema e Washington Luiz Silva/SemarhFonte: Ascom Prefeitura de Paraíso do Tocantins

Adicionar aos favoritos o Link permanente.