O movimento empreendedor segue quente em Santa Cruz do Sul. O município abriu, nos três primeiros meses do ano, 991 empresas e fechou outras 548, representando um saldo positivo de 443. É o terceiro melhor resultado dos últimos dez anos para o período. Com os dados divulgados pelo governo federal, por meio do Mapa das Empresas, soma 19.776.
Na última década, o pior ano foi 2018, quando o número de fechamentos superou em 337 as inaugurações. Do outro lado, o melhor foi 2021, com 521 de saldo positivo, seguido por 2022, 491. Quase metade dos CNPJs registrados em Santa Cruz são de microempreendedores individuais (MEIs). São 9.403 contra 10.373 de não MEIs.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem quase 100% das ruas iluminadas, aponta Censo
Em relação às atividades econômicas, o município diferencia-se do Rio Grande do Sul em uma, entre as cinco que têm maior número de registros. Enquanto no Estado a sequência é comércio varejista de vestuário; cabeleireiros, manicures e pedicures; obras de alvenaria; promoção de vendas; e transporte rodoviário; em Santa Cruz, o quinto lugar é de preparação de documentos.
Dos 16 municípios acompanhados pela Gazeta do Sul, dois zeraram o saldo entre aberturas e fechamentos de empresas: Gramado Xavier e Passo do Sobrado. O primeiro abriu e encerrou cinco empreendimentos e o segundo 21. Venâncio Aires ficou na segunda colocação no trimestre, acumulando 176.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é o segundo município do Estado com maior percentual de moradores em vias arborizadas
O ranking estadual tem Porto Alegre liderando, com 239.625, seguido por Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Novo Hamburgo. Santa Cruz do Sul aparece na 15ª colocação.


LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Primeiro trimestre registra abertura de quase mil empresas em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.