Primeiro refogo o alho ou a cebola? A ordem faz toda a diferença; veja qual vem primeiro

A dúvida sobre qual ingrediente deve ir primeiro na panela – alho ou cebola – é comum entre cozinheiros iniciantes e até mesmo experientes. Apesar das diferentes preferências, a técnica culinária tradicional recomenda começar refogando o alho. Isso porque o alho, ao entrar em contato com a gordura quente, como azeite, óleo ou manteiga, libera seus óleos essenciais, criando uma base aromática potente para a receita.

Essa etapa inicial intensifica o sabor do alho e distribui seu aroma por todo o prato. Quando refogado corretamente, o alho desenvolve um sabor levemente adocicado e menos agressivo, além de garantir que ele não seja apenas “cozido” junto com outros ingredientes, perdendo seu protagonismo.

Quando a cebola pode ser o destaque

A cebola, por sua vez, possui alto teor de água. Ao ser aquecida, ela libera esse líquido, o que interfere na fritura do alho caso este seja adicionado depois. Em vez de dourar, o alho pode acabar cozido, resultando em um sabor mais apagado. Por isso, colocar o alho primeiro garante que ele atinja o ponto ideal de refogado.

No entanto, a ordem pode variar conforme o perfil de sabor desejado. Se a intenção é realçar a doçura da cebola, começando por ela é possível caramelizá-la levemente e suavizar o sabor do alho ao adicioná-lo depois.

No final, a escolha é sua

A decisão final, portanto, depende da proposta da receita. Quem busca uma base aromática forte deve iniciar com o alho; quem quer uma nota mais doce e suave, pode começar com a cebola.

Na prática, testar as duas abordagens é o melhor caminho. A cozinha permite essas escolhas e adaptações, sempre com o objetivo de realçar sabores e criar experiências únicas. As informações são do Tudo Gostoso. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

The post Primeiro refogo o alho ou a cebola? A ordem faz toda a diferença; veja qual vem primeiro first appeared on MinhaSaúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.