
Comissariado do Vaticano tinha solicitado um veículo de alto padrão para o papa circular no Brasil. Porém, Francisco pediu um carro popular. Após o uso do Papa, o veículo voltou para a fábrica
Danilo Girundi
Em julho de 2013, o papa Francisco esteve no Brasil na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. O carro usado pelo pontífice na ocasião está guardado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi preservado desde o uso de sua Santidade.
Na época, o Comissariado do Vaticano havia solicitado à montadora Fiat um veículo de alto padrão para transportar o papa, segundo a Fiat. Para atender o pedido, a empresa disponibilizou um carro do modelo Bravo ou Freemont, que eram lançamentos da época. Os veículos eram blindados.
Mas na véspera da chegada de Francisco ao Brasil, o próprio papa solicitou que o carro fosse o mais simples possível. Ele queria um modelo com janela ampla para facilitar a visualização tanto dele quanto das pessoas que acompanhariam o percurso.
A Fiat então entregou um modelo popular, a versão do Fiat Idea 1.6 Essence 2012, que foi adquirido às pressas de uma locadora de veículos, que havia recebido o carro. Como foi de última hora, o carro não era blindado.
Após o uso do papa, o veículo voltou para a fábrica. Ele compõe o acervo preservado de 50 veículos que fica no Polo Automotivo Stellantis, em Betim, na Grande BH. Estes são carros que têm alguma história geral com o público ou que possuem uma história única, como o Ideia, que é chamado carinhosamente de Papamóvel.
Tudo foi preservado como depois do uso. Na lataria é possível ver alguns amassados e arranhões. Segundo funcionários da empresa, as marcas são do público que tentou se aproximar do papa e uma demonstração mútua de carinho, admiração e fé.
Apesar dos pequenos danos, o carro guardado no Polo Automotivo Stellantis, tem funcionamento normal, e ainda pode ser utilizado.
De tempos em tempos ele passa por limpeza. E tem uma interdição: reza a lenda na fábrica que ninguém sentou no banco traseiro direito, onde se sentou o papa Francisco.
Carro do Papa é cercado por multidão de peregrinos e fica preso no trânsito do Rio
Amassados e arranhões foram causados pelo público ao tentar se aproximar do Papa
Danilo Girundi
Vídeos mais assistidos do g1 Minas: