Vaticano marca enterro do papa para sábado (26) e revela últimos gestos e palavras de Francisco


O último aceno do Papa Francisco foi para o enfermeiro particular Massimiliano Strappetti, que no domingo de Páscoa o conduziu à sacada central da basílica. Vaticano marca enterro do papa para sábado (26) e revela últimos gestos e palavras de Francisco
Reprodução/TV Globo
A Itália está em luto oficial de cinco dias até o funeral do Papa Francisco, marcado para sábado (26). Nesta terça-feira (22), o Vaticano divulgou mais detalhes sobre os últimos momentos do papa.
O último aceno de Francisco foi para o enfermeiro particular Massimiliano Strappetti, que no domingo de Páscoa o conduziu à sacada central da basílica.
A volta na praça, em papamóvel, não estava prevista. Foi um gesto generoso do enfermeiro que o acudia. O papa chegou a perguntar: “Você acha que eu consigo?”. E Strappetti o tranquilizou. Depois, o papa dirigiu ao enfermeiro as últimas palavras:
“Obrigado por me trazer de volta à praça”.
Do que morreu o papa Francisco? Como será o funeral? E o conclave? Confira perguntas e respostas
Francisco entrou em coma, por isso não sofreu. Na manhã de segunda-feira (21), depois do derrame cerebral, pensou-se em transferi-lo para o Hospital Gemelli. Mas era tarde demais. O papa morto descansa na capela íntima na Casa Santa Marta e, nesta terça-feira (22) já começou a receber visitas de autoridades italianas – como o presidente Sergio Mattarella, amigo pessoal de Francisco.
Por desejo expresso do papa, o corpo dele foi posto em um simples caixão de cipreste. Não foi embalsamado, como é tradição, mas preparado com injeções para retardar a decomposição. Entre as vestes, a casula vermelha simboliza o amor e o sangue derramado por Cristo. No caixão será colocado um documento com um breve resumo do seu pontificado, enrolado dentro de um cilindro de metal. Também as medalhas e as moedas cunhadas durante seu reinado.
Os cardeais que estão em Roma já começaram a se reunir para o funeral e para traçar a identidade do sucessor, que deve começar a ser escolhido entre 5 e 10 de maio. O arcebispo de Rabat, no Marrocos, cardeal Cristobal Romero, disse que Francisco para ele foi um pai, um amigo, um irmão, um companheiro.
“Tenho esperança de que tudo o que o Papa Francisco iniciou continue. Ele dizia que não pretendia criar grandes eventos, mas sim iniciar processos. E isso é o que importa, que os processos que ele iniciou – sinodalidade, conversão pastoral, uma igreja missionária – devem continuar”, diz o cardeal Cristobal Romero.
Na noite desta terça-feira (22), a Praça de São Pedro começou a receber centenas de cadeiras para o velório dos próximos dias. 200 mil pessoas estão sendo esperadas na capital italiana. O cardeal Giovanni Batista Re, decano do colégio cardinalício, que participou dos enterros de Bento 16 e João Paulo II, vai celebrar o funeral do Papa Francisco.
LEIA TAMBÉM
Vestes vermelhas, terço nas mãos, guarda suíça: a simbologia da primeira foto divulgada do corpo do Papa Francisco
Batina branca, caixão simples, pano sobre o rosto: as etapas do funeral e do sepultamento do Papa Francisco
Saiba quem é Massimiliano Strappetti, o enfermeiro de quem o Papa Francisco se despediu pouco antes de morrer
Especialista em Igreja Católica prevê que próximo papa será europeu e mais ‘agregador’ que Francisco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.