Alcolumbre deve viajar com Lula para funeral do papa Francisco e tocantinense Eduardo Gomes assumirá comando do Senado pela 2ª vez

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, devem compor a comitiva presidencial que irá ao funeral do papa Francisco em Roma, segundo o Palácio do Planalto.

Com a viagem de Alcolumbre, o tocantinense Eduardo Gomes assume interinamente pela 2ª vez o comando do Senado. Ele é o primeiro do Estado a assumir a presidência do Senado. Eduardo planeja uma série de agendas no Tocantins e ainda seu aniversário beneficente no dia 28 em prol da Fazenda da Esperança feminina.

Comitiva presidencial

Na segunda (21), o governo já tinha informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja viajariam a Roma para se despedir de Francisco, que morreu na madrugada desta segunda aos 88 anos.

A comitiva completa ainda não foi anunciada formalmente — e deve incluir outras autoridades e políticos.

O STF e o Senado confirmaram a ida de Barroso e Alcolumbre, respectivamente.

A Câmara afirmou que Motta ainda está “avaliando”, mas líderes do partido afirmaram que o deputado já confirmou a ida.

Até o momento, a previsão é de que o avião presidencial saia de Brasília na noite de quinta (24) e retorne no sábado (26) — dia em que o Vaticano prevê o sepultamento de Francisco.

Lula e Janja se encontraram com o papa Francisco por algumas vezes. Eles trataram da guerra da Rússica contra a Ucrânia, o combate à fome e sobre as mudanças climáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.