Geely EX5 – Por um lugar ao sol

Um mês após o anúncio de sua parceria estratégica, a Geely Auto e o Grupo Renault revelam seu primeiro produto para o mercado brasileiro, importado da China – o SUV médio 100% elétrico EX5. É o passo mais forte da tradicional fabricante chinesa para tentar obter uma participação expressiva em um país dominado no segmento de elétricos pela também oriental BYD e seu fenômeno de vendas Dolphin Mini – subcompacto que, sozinho, dominou mais de 50% das vendas de automóveis elétricos no Brasil este ano. O lançamento do EV5 no Brasil será em julho deste ano, quando será divulgado o preço do carro, com a marca chinesa se comprometendo com a chegada de 105 remessas para o começo da operação. No primeiro momento, a Geely estará em 19 cidades do Brasil em 23 pontos exclusivos da marca asiática.

Divulgação

O EX5 é uma espécie de “ponta de lança” da Geely para o mercado global e integrante estratégico para os veículos de novas energias da fabricante chinesa a nível internacional. O SUV foi desenvolvido com opções de volante à esquerda e à direita (a chamada “mão inglesa”) e projetado nos centros de design mundiais da Geely em Gotemburgo (Suécia), Xangai (China), Coventry (Reino Unido) e Milão (Itália). O carro atende aos requisitos regulatórios de mais de 90 países, incluindo o Brasil. De acordo com a Geely, o EX5 tem design externo arrojado, inspirado na face do tigre, combinando linhas dinâmicas, frente imponente e proporções bem definidas. O modelo tem 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,75 metros de distância de entre-eixos.

Divulgação

Ainda conforme a marca chinesa, o EX5 foi pensado para ter coeficiente aerodinâmico inigualável, com recursos como para-choque ativo, maçanetas embutidas e tratamento especial das superfícies laterais com linhas marcadas. As lanternas elevadas com efeito 3D translúcido destacam a traseira. O interior sofisticado oferece ambiente pensado para o bem-estar de todos os ocupantes. “O Brasil se destaca como um dos mercados automotivos mais dinâmicos da América Latina, com economia em expansão e demanda significativa por tecnologias inovadoras. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com os parceiros da Renault para aprofundar nosso desempenho nesse mercado vibrante, oferecendo aos clientes produtos e serviços integrados com as necessidades locais”, prometeu Alex Nan, vice-presidente da Geely Auto.

Divulgação

Para o mercado brasileiro, o EX5 terá motor de 160 kW (218 cavalos) de potência e 32,6 kgfm de torque, instantâneo, como em todo o veículo elétrico, e uma bateria (na China, são duas) de 60,2 kWh de capacidade, com autonomia prevista de 530 quilômetros pelo ciclo chinês. Normalmente, o Inmetro registra alcance 30% menor na aferição da autonomia de veículos homologados para o Brasil. Conforme a Geely, a parceria com a Renault abre também a possibilidade de produção de veículos híbridos e elétricos na fábrica da marca francesa localizada em São José dos Pinhais (PR), lembrando que o Brasil ainda não produz carros totalmente elétricos.

Divulgação

Segundo a Geely, o EX5 tem como base na segurança inteligente seis pilares para garantir alto nível de proteção para os ocupantes, os pedestres e o próprio carro, com recursos de segurança passiva, ativa, da bateria e dos pedestres. No interior, o EX5 oferece espaço luxuoso, caracterizado por filosofia de design minimalista e materiais confortáveis. Na interatividade e conectividade, é equipado com tela principal de alta definição de 15,4 polegadas e sistema de assistente “Hi Geely”, com mais de 200 comandos de voz.

Divulgação

O Geely Auto Group tem sede em Hangzhou, China, e foi fundado em 1997 como unidade subsidiária do Zhejiang Geely Holding Group. O grupo, também parceiro da montadora nacional da Malásia Proton, emprega mais de 50 mil pessoas em 12 fábricas espalhadas pelo planeta. No ano passado, as marcas sob gestão do Geely Auto Group venderam mais de 2,17 milhões de unidades no mundo, com aumento de 32% em relação a 2023. A gigante da China controla a sueca Volvo Car, as britânicas Lotus Engineering e London EV Company, as chinesas Zeekr e Livan (em parceria com a Lifan) e a marca italiana de motocicletas Benelli.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

Pegue grátis sua RodaRio

O conteúdo Geely EX5 – Por um lugar ao sol aparece primeiro em Roda Rio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.