
Decisão pode reforçar argumentos do Departamento de Justiça, que defende o desmembramento da ‘big tech’. O logotipo do Google é visto em um dos complexos de escritórios da empresa em Irvine, Califórnia, nos Estados Unidos
Mike Blake/Reuters/Arquivo
O Google foi derrotado em um processo nos Estados Unidos que acusava a “big tech” de monopolizar o mercado da publicidade na internet.
Segundo a agência Reuters, a decisão pode abrir caminho para o que defende o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), que é o desmembramento do Google.
O processo foi aberto em janeiro de 2023, ainda no governo de Joe Biden, e envolve a parte da empresa chamada Google Network.
Esse braço inclui o Google Ad Manager, a plataforma de gerenciamento de anúncios para sites de terceiros, que ganham uma porcentagem do valor recebido pelo Google. Muitos sites dependem dele para sobreviver.
“O Google empreendeu deliberadamente uma série de ações anticoncorrência para adquirir e manter o poder de monopólio da publicidade online”, concluiu a juíza federal Leonie Brinkema, no estado da Virgínia.
O que acontece agora?
Agora, a juíza vai ouvir argumentos sobre o que deve ser feito.
O Google tem sete dias para apresentar um cronograma de medidas corretivas. A empresa disse que pretende recorrer da decisão.
No caso, os promotores pedem a venda de partes do Ad Manager.
Ainda de acordo com a Reuters, uma definição sobre o caso deverá levar muito tempo, provavelmente anos, para acontecer.
Na semana que vem, o domínio do Google nas buscas será alvo de um outro julgamento, em Washington. Nele, o DOJ defende que a “big tech” venda seu navegador Chrome, entre outras medidas.
O presidente Donald Trump já deu a entender que não é a favor do desmembramento do Google. Segundo ele, isso prejudicaria os EUA no cenário internacional.
O que disse a juíza
Para Leonie Brinkema, o Google “assegurou seu monopólio impondo políticas contrárias à concorrência aos seus clientes”. Dessa forma, concluiu, a empresa causou um “dano significativo” aos seus clientes e impediu que os demais conseguissem disputar o mercado.
“Durante mais de uma década, o Google vinculou seu servidor de publicação de anúncios e as trocas de anúncios a condições contratuais e de integração tecnológica, o que permitiu à empresa estabelecer e proteger sua posição de monopólio nos dois mercados”, disse a juíza.
O que diz o Google
O Google se defende dizendo que as acusações foram baseadas em uma versão desatualizada da internet, que ignora o contexto atual, no qual anúncios também são colocados em resultados de pesquisa, nos aplicativos móveis e nas redes sociais.
E diz que superou a concorrência no segmento da publicidade online por ter uma tecnologia melhor.
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