Tiger Sport 800 2025 estreia com pacote eletrônico completo e foco no uso real; confira ficha técnica completa e consumo

A Triumph amplia sua linha de motos touring com a chegada da Tiger Sport 800 2025, proposta que une a plataforma de três cilindros da marca a um visual alinhado à categoria sport-touring. O modelo se posiciona como alternativa para quem busca uma motocicleta versátil, com comportamento dinâmico em rodovias e tecnologia embarcada de última geração.

Dentro da categoria adventure-sport, a Tiger Sport 800 se propõe a atender tanto trajetos urbanos quanto viagens prolongadas por estradas asfaltadas, sem foco em uso off-road. O mercado brasileiro para esse tipo de motocicleta tem se expandido, com concorrentes diretas como a Yamaha Tracer 9 GT e a BMW F 900 XR. A presença da Tiger Sport fortalece a presença da Triumph no segmento de média cilindrada com foco rodoviário.

O modelo chega às concessionárias da marca com promessa de desempenho otimizado, conforto de pilotagem e conjunto eletrônico que responde às demandas atuais de segurança e controle. A ficha técnica aponta para uma moto preparada para entregar regularidade e estabilidade na pilotagem em diferentes tipos de estrada.

Motorização e desempenho

A Triumph reposiciona sua linha média com a Tiger Sport 800, proposta touring voltada ao asfalto. Motor tricilíndrico, ergonomia de longa distância e eletrônica compõem o novo pacote.
A Triumph reposiciona sua linha média com a Tiger Sport 800, proposta touring voltada ao asfalto. Motor tricilíndrico, ergonomia de longa distância e eletrônica compõem o novo pacote.

A Tiger Sport 800 2025 vem equipada com motor de três cilindros em linha, com 798 cm³, comando duplo de válvulas (DOHC), arrefecimento líquido e 12 válvulas. Esse conjunto é capaz de gerar até 115 cv a 10.750 rpm, com torque máximo de 84 Nm a 8.500 rpm. A entrega de força se dá de forma contínua, com resposta progressiva em diferentes faixas de rotação.

O câmbio de seis marchas é auxiliado por quickshifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante, favorecendo trocas rápidas e redução de esforço nos engates. A transmissão final é feita por corrente, comum na categoria, garantindo robustez para longos percursos e manutenção simples.

A performance em aceleração e retomadas coloca a Tiger Sport 800 entre os modelos que buscam eficiência para ultrapassagens e estabilidade de cruzeiro em rodovias. Ainda que não tenha proposta esportiva pura, a entrega de potência em altas rotações permite condução mais ativa quando necessário.

Suspensão, chassi e dirigibilidade

A moto chega ao mercado equipada com 798 cm³, 115 cv e 84 Nm. Com quickshifter bidirecional e embreagem assistida, a entrega de potência é contínua, e o câmbio responde com agilidade.
A moto chega ao mercado equipada com 798 cm³, 115 cv e 84 Nm. Com quickshifter bidirecional e embreagem assistida, a entrega de potência é contínua, e o câmbio responde com agilidade.

A suspensão dianteira conta com garfo telescópico invertido da Showa, com 41 mm de diâmetro e regulagens de compressão, retorno e pré-carga. Na traseira, o conjunto é formado por monoamortecedor da mesma marca, com ajuste de pré-carga remoto. O foco da configuração é absorver imperfeições sem comprometer a estabilidade em alta velocidade.

O chassi de treliça tubular em aço é leve e rígido, oferecendo boa distribuição de massa. O peso em ordem de marcha é de 214 kg, o que coloca a Tiger Sport em um ponto de equilíbrio para o uso rodoviário, com comportamento previsível em curvas e manobras urbanas.

A ergonomia é definida por posição de pilotagem ereta, guidão largo e pedaleiras recuadas em posição neutra. O conjunto facilita longos períodos de condução sem fadiga excessiva. A ciclística é voltada para eficiência em curvas, com entrada suave e bom controle de inclinação lateral.

Freios, rodas e pneus

O chassi tubular e o conjunto Showa ajustável equilibram conforto e estabilidade. O peso de 214 kg é distribuído para facilitar a condução mesmo em curvas de raio longo.
O chassi tubular e o conjunto Showa ajustável equilibram conforto e estabilidade. O peso de 214 kg é distribuído para facilitar a condução mesmo em curvas de raio longo.

O sistema de freios é formado por dois discos dianteiros de 310 mm, com pinças radiais de quatro pistões, e um disco traseiro simples. O sistema conta com ABS otimizado para curvas, que atua de maneira progressiva conforme a inclinação da motocicleta, ampliando a segurança sem intervenção abrupta.

As rodas são de liga leve, com 17 polegadas na dianteira e traseira, calçadas com pneus esportivos voltados para o asfalto. Essa configuração visa maximizar a aderência em trechos urbanos e rodoviários, com foco na eficiência em frenagens e estabilidade em curvas.

A atuação do conjunto de freios e pneus está alinhada ao comportamento geral da moto: o controle da Tiger Sport 800 é previsível e direto, com retomadas estáveis após frenagens mais fortes e apoio suficiente para curvas de raio longo.

Tecnologia embarcada e eletrônica

Freios com pinças radiais e ABS para curvas se somam a rodas aro 17” e pneus esportivos. O comportamento é voltado ao uso urbano e rodoviário, com previsibilidade nas frenagens.
Freios com pinças radiais e ABS para curvas se somam a rodas aro 17” e pneus esportivos. O comportamento é voltado ao uso urbano e rodoviário, com previsibilidade nas frenagens.

A Tiger Sport 800 traz três modos de pilotagem — Rain, Road e Sport — que ajustam os parâmetros de entrega de potência e controle de tração conforme as condições de uso. O sistema de ABS também é sensível à inclinação, adaptando a frenagem em curvas com base no sensor inercial.

O painel de instrumentos é uma tela TFT colorida de alta definição, com boa leitura sob sol forte e menus intuitivos. A iluminação da moto é completamente em LED, com luzes diurnas (DRL) na dianteira, contribuindo para a visibilidade tanto de dia quanto à noite.

A eletrônica embarcada tem como foco proporcionar segurança e adaptabilidade, sem excesso de interferência. Os sistemas atuam em segundo plano, deixando a pilotagem sob controle do condutor na maior parte do tempo, com resposta rápida quando necessário.

Conforto, acabamento e uso urbano

A eletrônica é composta por três modos de pilotagem e controle de tração sensível à inclinação. O painel TFT e os faróis full-LED aumentam a leitura e visibilidade da condução.A eletrônica é composta por três modos de pilotagem e controle de tração sensível à inclinação. O painel TFT e os faróis full-LED aumentam a leitura e visibilidade da condução.
A eletrônica é composta por três modos de pilotagem e controle de tração sensível à inclinação. O painel TFT e os faróis full-LED aumentam a leitura e visibilidade da condução.

O assento tem formato plano, com largura suficiente para distribuir o peso de forma equilibrada. A altura do banco favorece pilotos de estatura média, ao mesmo tempo em que oferece apoio consistente para garupa em viagens longas. Há também apoios laterais e alças de segurança traseiras.

O para-brisa possui regulagem de altura manual, com defletor integrado, contribuindo para reduzir a turbulência em velocidade de cruzeiro. Os espelhos têm bom campo de visão e pouca vibração, auxiliando na condução em tráfego urbano e rodovias.

A posição de pilotagem é neutra e favorece uso prolongado. Mesmo em deslocamentos urbanos, a largura do guidão e a entrega de torque em baixa rotação tornam a Tiger Sport 800 utilizável no dia a dia, sem excessos de aquecimento ou manobrabilidade comprometida.

Mercado, preço e posicionamento

A ergonomia inclui assento largo, para-brisa regulável e posição neutra de pilotagem. Mesmo no trânsito urbano, a ciclística favorece manobras sem exigir esforço excessivo.
A ergonomia inclui assento largo, para-brisa regulável e posição neutra de pilotagem. Mesmo no trânsito urbano, a ciclística favorece manobras sem exigir esforço excessivo.

A Triumph posiciona a Tiger Sport 800 no segmento de motos touring de média cilindrada, com foco em clientes que priorizam viagens e uso rodoviário com ocasional uso urbano. O preço aproximado é de R$ 58 mil, com variações conforme cor e disponibilidade regional.

O modelo entra em um mercado que combina usuários vindos do segmento naked que desejam mais conforto, e usuários de big trails que buscam uma moto mais ágil e acessível. Seu preço a coloca abaixo de modelos maiores como a Tiger 900 GT Pro, mas acima de motos de entrada na categoria.

A estratégia da Triumph é ocupar um espaço ainda pouco explorado no Brasil: o de motos touring com pegada esportiva e pacote eletrônico completo. A proposta é atender tanto o motociclista que viaja sozinho quanto o que transporta garupa e bagagem de forma frequente.

Ficha técnica da Triumph Tiger Sport 800 2025

Preço

  • Preço sugerido: R$ 57.990,00

Motorização

  • Tipo: 3 cilindros em linha
  • Cilindrada: 798 cm³
  • Comando: DOHC, 12 válvulas
  • Refrigeração: Líquida

Desempenho

  • Potência máxima: 115 cv a 10.750 rpm
  • Torque máximo: 84 Nm a 8.500 rpm

Transmissão

  • Câmbio: 6 marchas
  • Quickshifter: Bidirecional
  • Embreagem: Assistida e deslizante
  • Transmissão final: Corrente

Chassi e Suspensão

  • Tipo de chassi: Treliça tubular em aço
  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido Showa 41 mm, ajustável
  • Suspensão traseira: Monoamortecedor Showa com ajuste de pré-carga

Freios

  • Dianteiro: Discos duplos de 310 mm, pinças radiais de 4 pistões
  • Traseiro: Disco simples
  • ABS: Otimizado para curvas

Rodas e Pneus

  • Rodas: Liga leve
  • Aro dianteiro: 17 polegadas
  • Aro traseiro: 17 polegadas
  • Pneus: Esportivos para asfalto

Dimensões e Peso

  • Peso em ordem de marcha: 214 kg

Tecnologia e Equipamentos

  • Painel: TFT colorido
  • Modos de pilotagem: Rain, Road, Sport
  • Controle de tração: Sensível à inclinação
  • Iluminação: Full-LED com DRL
  • Para-brisa: Regulável em altura

Capacidade

  • Número de ocupantes: 2
  • Banco: Duplo com alças de apoio para garupa

Fonte: Triumph.

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