Nas ruas das metrópoles
A XBRI Pneus – marca brasileira que pertence à Sunset Tires Corporation, fundada por brasileiros e com sede na China – anuncia o lançamento do pneu 295/80R22.5 Urbano. O novo modelo é projetado para equipar caminhões e ônibus urbanos. Projetado para eixos direcionais, livres e de tração moderada, o 295/80R22.5 Urbano foi projetado para ter mais resistência ao desgaste, com mais estabilidade, resultando na redução do custo por quilômetro rodado. Segundo a XBRI, a construção robusta e os compostos de alta performance proporcionam desgaste uniforme, melhor eficiência energética e diminuição do consumo de combustível, além de aumentar a vida útil da banda de rodagem. O novo modelo da XBRI se destaca pela maior resistência ao desgaste lateral, característica essencial em trajetos com curvas frequentes e manobras em baixa velocidade, típicos das metrópoles. Ele é desenvolvido ainda para suportar frenagens e arrancadas constantes do trânsito intenso. O desenho otimizado da banda de rodagem melhora a drenagem da água, contribuindo diretamente para a segurança em pistas molhadas. A XBRI – que atualmente importa seus pneus de fábricas no Vietnã, na Malásia, na Tailândia e na China – planeja construir sua fábrica brasileira na cidade paranaense de Ponta Grossa, com previsão de inauguração em 2026.
Logística do lixo

Em 2025, 130 novos caminhões Volkswagen da linha Euro 6 entram em operação no Grupo Multilixo, líder em gestão de resíduos no Estado de São Paulo. Os novos caminhões Constellation 18.260, 26.260, 31.320 e Delivery Express podem atuar em várias frentes – de compactadores e coletores a poliguindastes e roll on/off. Com presença estratégica em áreas de alta circulação na capital paulista, eles ajudam no próprio ritmo do trânsito da cidade. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus é referência no segmento de coleta de lixo, com veículos robustos para suportar a compactação dos resíduos, além da redução de custos operacionais graças à durabilidade do sistema de suspensão e ao conforto durante a operação”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Sem barulho nem fumaça

A Mercedes-Benz Trucks apresentou o novo eArocs 400 totalmente elétrico na feira Bauma 2025, evento da indústria de equipamentos de construção, realizada de 7 a 13 de abril em Munique, na Alemanha. O início das vendas do caminhão extrapesado totalmente livre de emissões de CO2 e de baixo ruído está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Com motor de 380 kW (517 cavalos) em desempenho contínuo e 450 kW (612 cavalos) em performance máxima, o eArocs 400 traz dois grupos de baterias com capacidade instalada total de 414 kWh e alta durabilidade graças à tecnologia de célula de lítio e fosfato de ferro. O novo caminhão estará disponível em versões 8×4 de 32 e 41 toneladas, como betoneira ou basculante para o setor da construção civil. O veículo tem quatro tipos de entre-eixos. Por ser elétrico, o eArocs 400 pode circular em zonas de zero emissões, como as áreas centrais das cidades. E devido ao baixo ruído, é indicado para ambientes com limitações quanto a emissões sonoras, como áreas residenciais, próximas a hospitais e escolas e canteiros de obras que operam à noite.
Linha amarela mais “verde

Os equipamentos da linha amarela são máquinas pesadas – como caminhões, tratores, guindastes, motoniveladoras e escavadeiras –, utilizadas em construção civil e terraplanagem. Suas estruturas são fortes e rígidas, para suportar altas cargas e impactos, e precisam de certificação ou licença para serem operados, para que não ofereçam risco – são pintados de amarelo para aumentar a visibilidade e garantir segurança no local de trabalho. Na Volvo, os equipamentos da linha amarela são produzidos pela divisão Volvo CE (Construction Equipament). Na feira Bauma 2025, maior evento mundial da indústria de equipamentos de construção – realizada de 7 a 13 de abril em Munique, na Alemanha –, o destaque da linha 100% elétrica apresentada pela Volvo CE foi o novo A30 Electric. O primeiro caminhão articulado elétrico produzido em série estará disponível para locação na Europa em 2026, assim como o A40 Electric, versão de maior porte. São produtos para operações em pedreiras, mineração e construção, conciliando alta produtividade com uma operação mais sustentável. “Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação”, assegura Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
O conteúdo TranspoMais – Edição da semana de 17 a 23 de abril de 2025 aparece primeiro em Roda Rio.