Duas atividades na Sexta-feira Santa marcarão o encerramento da Chococande, em Candelária: a encenação da paixão e morte de Cristo e a Romaria ao Morro Botucaraí. A apresentação será realizada pelo grupo teatral Cara & Cor’agem, da Associação de Candelária Erico Verissimo (Accev), a partir das 9 horas. Em seguida haverá celebração religiosa e a bênção dos chás, conduzidas pelo padre José Carlos Stoffel. A expectativa da organização é que cerca de 3 mil pessoas passem pelo morro entre esta sexta-feira, 18, e o fim de semana, superando a participação em edições anteriores.
Para chegar ao ponto da celebração, é preciso percorrer cerca de 3 quilômetros por estrada de chão com boas condições de trafegabilidade, segundo a Prefeitura, com acesso direto pela RSC-287, entre Candelária e Novo Cabrais. O trajeto da romaria começa ao pé do morro, próximo à capela e à fonte, considerada por muitos fiéis como milagrosa e capaz de curar doenças. Reunindo 15 integrantes, a encenação é apresentada anualmente desde 2006 e emociona o público com a representação simbólica dos últimos momentos de Jesus Cristo.
LEIA TAMBÉM: Veja como ficarão o comércio e serviços em Santa Cruz do Sul nos feriados
Sem alterações em relação aos anos anteriores, a romaria ao Botucaraí é considerada um dos momentos mais marcantes do calendário religioso da cidade. Por sua imponência natural, o morro proporciona um ambiente de recolhimento, contemplação e conexão com o divino. Os tupi-guaranis o chamavam de Ybyty-caray, que significa “Monte Santo”.
A devoção ao local foi reforçada entre 1845 e 1848, quando o monge italiano José Maria de Agostini viveu na região. Associado a relatos de curas e bênçãos, ele se tornou figura central para a fé de muitos peregrinos, que até hoje chamam o Botucaraí de “Santo Cerro”.
Além do caráter religioso, a romaria representa um momento de integração da comunidade, pois reúne moradores, visitantes de muitas cidades e grupos de diferentes idades em uma vivência coletiva de fé e tradição.
LEIA TAMBÉM: Mais de 115 mil veículos devem circular pela RSC-287 no feriadão; veja melhores horários para viajar
Cidade decorada também oferece atrações culturais
A cidade de Candelária também entra no clima da Páscoa com decoração temática assinada pela decoradora Clara Nascimento e dois auxiliares do Departamento de Cidadania e Paisagismo. Neste ano, o tema escolhido foi Sabor e Magia, presente nos enfeites que decoram em especial dois dos principais pontos da cidade: a Rua Coberta e a Casa de Cultura Marco Mallmann.
A programação da Chococande contempla uma série de atividades culturais e educativas. A Toca do Coelho, no coreto da praça municipal, segue aberta até este sábado, 19, para visitação das crianças. E entre segunda-feira e quarta, a Rua Coberta foi palco de oficinas temáticas e atuações cênicas com o grupo Vivandeiros da Alegria. Ainda ocorre a Feira de Coelhos até este sábado, com exposição e venda de animais de pequeno e grande porte.

Expectativa de boas vendas e opções para toda a família
A Chococande chega à 13ª edição consolidada como um dos principais eventos de Candelária. A abertura oficial ocorreu no último domingo, 13, com o show da banda Brilha Som na Rua Coberta Suzana Couto da Silva. Mais de 1.500 pessoas prestigiaram a apresentação, que deu início a uma semana de atrações. Em paralelo, a movimentação na Casa de Cultura Marco Mallmann, onde estão concentradas as vendas de doces artesanais e produtos típicos da época.
LEIA TAMBÉM: Rodada dupla e acesso gratuito podem continuar na 40ª Oktoberfest
Voltada à valorização do trabalho comunitário e da produção local, a feira destaca o chocolate caseiro e o artesanato produzidos por cerca de 50 mulheres, em sua maioria agricultoras de localidades do interior do município. Organizadas em cinco grupos que se revezam diariamente, elas são responsáveis por toda a cadeia de produção, que começa no derretimento do chocolate e vai até a transformação em ovos, coelhos, trufas, cricri, dinossauros, tratores e outros itens.
As receitas são preparadas na Cozinha Comunitária do Bairro Ewaldo Prass, com insumos, embalagens, equipamentos e estrutura fornecidos pela Prefeitura, que também organiza cursos de qualificação para as participantes.
Mesmo antes da abertura oficial, o público se fez presente na Casa de Cultura para garantir os primeiros doces de Páscoa. Os itens menores são os mais procurados no início, segundo os organizadores, pois são utilizados por muitas famílias para montar as tradicionais “pistas do coelho”. À medida que o feriadão se aproxima, cresce a demanda por itens maiores e cestas prontas para presentear. Além das vendas no ponto fixo, equipes percorrem as ruas oferecendo os produtos, ampliando o alcance da feira. A expectativa é de produção total de 400 quilos de chocolate até o encerramento das atividades, nesta quinta-feira, 17.
Conforme os organizadores, a receptividade do público tem sido positiva, tanto pela qualidade e variedade dos produtos quanto pelos preços acessíveis, principalmente se comparados aos praticados pelo comércio. Muitos consumidores esperam justamente pela Chococande, que alia tradição, sabor e solidariedade, já que todo o valor arrecadado é dividido entre as mulheres, conforme a quantidade de horas trabalhadas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Encenação e Romaria ao Morro do Botucaraí encerram atividades da Chococande nesta sexta appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.