César Tralli precisou respirar fundo antes de comentar uma notícia no Jornal Hoje. O apresentador do telejornal vespertino da Globo tem total liberdade para tecer comentários depois das reportagens. Na edição de terça-feira (15), o JH levou ao ar uma notícia sobre o número de alianças e anéis roubados ou furtados todos os dias em São Paulo.
Casos de violência envolvendo esses objetos estão cada vez mais frequentes, o que acendeu o alerta das autoridades e da população nos últimos meses. Só no primeiro bimestre de 2025, foram registrados em média 22 roubos ou furtos por dia envolvendo alianças e anéis no estado.
César Tralli reage à notícia
A busca pelo metal precioso já provocou tragédias. Em fevereiro, uma médica sofreu agressões violentas, incluindo mordidas e chutes, por causa de sua aliança. As imagens, exibidas novamente pelo Jornal Hoje, são revoltantes. Em março, um agente da CET perdeu a vida após ser baleado durante uma tentativa de assalto.
Já em abril, um arquiteto morreu ao tentar impedir a fuga de um ladrão que roubava o anel de uma vítima. Em todos os casos, o alvo era o mesmo: a aliança de ouro. Depois da reportagem, Tralli desabafou. “É inacreditável, né?”, disparou Tralli ao vivo na Globo.
Dados sobre roubos e furtos mostrados no Jornal Hoje
Os dados que apontam a quantidade de roubos e furtos são do Portal da Transparência da Secretaria da Segurança Pública e contabilizam apenas os boletins de ocorrência registrados, sem detalhar a quantidade exata de objetos levados. Como em uma mesma ação os criminosos podem subtrair mais de um anel ou aliança, o número real pode ser ainda maior. O crescimento desses crimes tem relação direta com a valorização do ouro no mercado internacional.