Autoexame das mamas: saiba como fazer e identificar sinais

Realizar o autoexame das mamas regularmente é essencial para detectar precocemente possíveis sinais de câncer. Esse cuidado pode ser feito de forma simples, em casa, e de três maneiras diferentes, permitindo uma avaliação completa e cuidadosa de qualquer alteração.

Faça em frente ao espelho

A primeira forma é diante do espelho. Retire a blusa e o sutiã, relaxe os braços ao longo do corpo e observe o contorno das mamas. Verifique se há assimetrias, inchaços, mudanças na pele ou no formato dos mamilos. Em seguida, coloque as mãos na cintura e pressione levemente, observando se surgem retrações ou áreas com aspecto de “casca de laranja”.

Depois, levante os braços acima da cabeça e observe novamente as mamas. Essa posição ajuda a revelar possíveis alterações que não aparecem quando os braços estão abaixados. Fique atenta à aparência dos mamilos, à coloração da pele e a qualquer sinal de secreção.

Deitada ou no banho

A segunda forma de autoexame é deitada. Coloque o braço direito atrás da cabeça e, com a mão esquerda, apalpe a mama direita. Faça movimentos circulares, indo da axila ao centro do tórax. Sinta com calma e atenção, buscando por nódulos, áreas endurecidas ou sensíveis. Depois, troque o braço e repita o processo na mama esquerda.

Durante o banho também é possível realizar o exame. Com o corpo molhado e ensaboado, levante um braço, posicione a mão atrás da cabeça e, com a outra mão, apalpe a mama. Faça os mesmos movimentos circulares e pressione levemente o mamilo, verificando se há secreção. Finalize examinando as axilas em busca de inchaços ou caroços.

O autoexame não substitui as consultas médicas nem a mamografia, mas é um aliado poderoso na prevenção. Conhecer o próprio corpo é um passo importante para cuidar da saúde. As informações são da Folha de São Paulo. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

The post Autoexame das mamas: saiba como fazer e identificar sinais first appeared on MinhaSaúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.